Cassilândia, Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Últimas Notícias

16/05/2019 09:00

São João Nepomuceno

Redação

São João Nepomuceno, presbítero e mártir, nasceu por volta do ano 1330, na cidade de Nepomuk, Boêmia, na Checoslováquia. Era de família pobre e quando nasceu seus pais já eram de idade avançada. O seu nome João era uma homenagem a São João Batista que, tal como ele, nasceu também de pais idosos. São João Nepomuceno estudou na Universidade de Praga onde se formou em Direito Canônico e em Teologia. Ordenado sacerdote, logo se distinguiu por sua santidade de vida e por sua eloquência. Foi então nomeado pregador da Corte do rei Venceslau IV. A rainha, que era uma mulher extremamente virtuosa, mas que sofria muito com o comportamento do marido, escolheu-o para confessor e orientador espiritual. O rei era um homem cético, materialista, preguiçoso, dado a bebedeiras, imprevisível, sanguinário e tão violento que certa vez mandou queimar o cozinheiro, apenas porque este havia deixado tostar demais a asa de um frango. E quando João Nepomuceno protestou contra este ato desumano, o rei simplesmente mandou prendê-lo. A certa altura o rei começou a duvidar de tudo e de todos e até, sem o mínimo fundamento, da fidelidade da esposa, a imperatriz Joana, que era filha de Alberto da Baviera. Venceslau IV tentou obrigar João Nepomuceno a contar o que a rainha lhe dizia em confissão. Não conseguindo arrancar do santo o que pretendia, mandou prendê-lo e torturá-lo. São João Nepomuceno teve os ossos desconjuntados e os membros dilacerados, mas não cedeu às pressões de Venceslau. A rainha conseguiu que ele fosse libertado e curou-lhe as feridas, mas o rei não desistiu de seu propósito. Impaciente e irritado, porque não conseguia fazer o santo falar, mandou que o lançassem de cima da Ponte de Praga, nas águas do rio Moldava, o que foi feito na calada da noite. João Nepomuceno morreu em 1393, no dia da vigília da festa da Ascensão do Senhor, mas o sigilo do sacramento da confissão ou penitência foi guardado. João Nepomuceno foi canonizado em 1729.

No mundo de hoje onde as promessas e juramentos não são levados a sério, onde os segredos são levianamente usados para alimentar fofocas e maledicências, onde se trai a confiança do outro sem o mínimo pudor, onde, para continuar mantendo suas posições, cargos e privilégios as pessoas se esquecem das promessas feitas, é importante refletir sobre a vida de São João de Nepomuceno, um homem que preferiu morrer a trair sua consciência, seu compromisso de sacerdote.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 26 de Maio de 2020
Segunda, 25 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)