Cassilândia, Quinta-feira, 20 de Junho de 2019

Últimas Notícias

18/05/2019 09:00

São João I

Redação

São João I, Papa e mártir, nasceu em Senas, cidade da Toscana, na Itália. Ainda adolescente foi para Roma onde se distinguiu pela ciência e vida de piedade. Ordenou-se sacerdote, mais tarde foi nomeado cardeal e em 523, com a morte de Santo Hormisdas foi eleito Papa. Seu pontificado durou pouco mais de dois anos e meio. Do ponto de vista administrativo e pastoral, São João I demonstrou grande zelo. Terminou e restaurou cemitérios e a basílica de São Paulo, situada fora dos muros de Roma. Foi por sua iniciativa que o monge Diniz, o Pequeno, estabeleceu o ciclo do nascimento de Jesus, ainda hoje em vigor na Igreja, e foram dados os primeiros passos para o canto gregoriano, obra que mais tarde viria a ser assumida por São Gregório Magno. São João I é autor de um tratado intitulado “A Fé Católica” e de uma carta que trata da história da liturgia batismal. São João I viveu numa época difícil para a Igreja. O conflito entre os imperadores Justino e Teodorico caracterizou seu pontificado e levou-o ao martírio. Teodorico, o rei dos ostrogodos, chamado O Grande, era imperador do Ocidente e residia na Itália. Justino Augusto, o Católico, era imperador do Oriente e residia em Constantinopla. Teodorico era ariano, isto é adepto da heresia que afirmava que em Jesus só havia a natureza humana, mas não perseguia os féis e rodeou-se de bons ministros. Justino, pensando possivelmente em reinar também na Itália, decidiu, a partir do ano 534, reprimir o arianismo e unificar a Igreja. Tratava-se de uma disputa de poder não somente em nível religioso, mas também econômico e que trouxe uma série de mal entendidos. A pedido de Teodorico, o Papa foi a Constantinopla, tendo sido muito bem recebido por Justino. Mas essa viagem desgostou muitos fiéis que julgaram que ele havia abraçado a causa dos arianos. Quando o Papa voltou a Roma, Teodorico, irritado, porque ele havia coroado o imperador Justino e nada havia conseguido em favor dos arianos, pensou em mandar decapitá-lo. Com receio, porém, que os italianos não aprovassem sua atitude, lançou-o numa prisão onde ele passou fome e sede, vindo a falecer no dia 18 de maio de 526. Quatro anos mais tarde seu corpo foi trasladado para a igreja de São Pedro, no Vaticano.

Hoje, como no passado, as disputas pelo poder, a ganância de ter, continuam fazendo vítimas. No passado São João I foi condenado a morrer de fome e sede. Hoje uma grande maioria, e em especial a maioria pobre e simples que vive em meio às disputas pelo poder que os grandes deste mundo travam entre si, continua morrendo de fome e de sede. Fome e sede de pão, de saúde, de escola, de terra, de emprego, de justiça.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 20 de Junho de 2019
Quarta, 19 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)