Cassilândia, Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

13/09/2018 09:00

São João Crisóstomo

Paróquia de São Pedro

São João Crisóstomo nasceu em Antioquia, provavelmente no ano 349. Seu pai era comandante da cavalaria da Síria. Sua mãe, Antusa, era uma mulher forte que ficou viúva aos 20 anos de idade e que dedicou sua vida à educação e formação cristã do filho. Desde os anos de sua juventude, ainda em casa, começou a trilhar o caminho da oração e da austeridade. Quando a mãe morreu, ele retirou-se para o deserto onde viveu como eremita por cerca de seis anos. Após esse tempo, com a saúde já comprometida, foi ordenado diácono. Levou cinco anos, preparando-se para o sacerdócio e ministério da pregação. Findo esse tempo, foi ordenado pelo bispo de Antioquia, passando a colaborar na diocese. Culto, fino, educado, foi um grande escritor, embora seu carisma fosse mesmo a pregação. Orador insuperável, sua eloquência lhe valeu o título de crisóstomo que significa “Boca de Ouro”. Quando o patriarca de Constantinopla faleceu, ele foi nomeado para sucedê-lo. Como patriarca fundou hospitais e iniciou uma pastoral sistematizada, muito voltada para a evangelização rural. Preocupado com a moralização do clero, não teve receio de repreender os sacerdotes sensíveis aos apelos da riqueza, e os monges indolentes, mais preocupados em viajar e fazer turismo do que em evangelizar o povo. Foi um grande amigo dos pobres e deles o melhor advogado e defensor. Por causa de seus pronunciamentos corajosos, tornou-se alvo de intrigas e despertou a raiva da corte bizantina e do imperador Arcádio. Foi deposto por um grupo de bispos chefiados por Teófilo, e a seguir, exilado. Quando tinha somente dois meses que havia voltado do exílio, foi novamente deportado para a fronteira com a Armênia e daí para as margens do Mar Negro onde veio a falecer, no dia 14 de setembro de 407. Anos mais tarde seus restos mortais foram transferidos para Constantinopla. Entre os vários escritos que deixou, merece destaque um pequeno volume intitulado “Sobre o Sacerdócio”, uma verdadeira obra prima da espiritualidade sacerdotal. Hoje São João Crisóstomo nos convida a não termos medo de denunciar tudo aquilo que se opõe ao Evangelho, mesmo que isso provoque a ira dos poderosos que têm seus valores e atitudes contestados. Hoje também, João Crisóstomo, o “Boca de Ouro”, nos lembra que belos discursos podem até empolgar as multidões, mas só chegam ao coração das pessoas as palavras que refletem a vida de quem os pronuncia. Como se costuma dizer, as palavras arrastam, mas só o exemplo convence.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 14 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
09:00
Santo do dia
Segunda, 12 de Novembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)