Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

12/09/2019 09:00

São Guido

Redação

São Guido viveu entre os anos 950 e 1012. Filho de camponeses da região belga de Brabante, era uma pessoa mansa, generosa, desapegada dos bens materiais e atenta às necessidades dos mais pobres. É considerado um dos antecessores de São Francisco de Assis, pelo seu testemunho de pobreza e busca de uma Igreja fiel aos valores evangélicos. Desejoso de levar uma vida de oração e de serviço aos mais pobres, deixou a casa paterna e foi ser sacristão numa cidade perto de Bruxelas. A certa altura de vida, movido, não pelo desejo de lucro ou riqueza, mas pela intenção de constituir um fundo de ajuda aos pobres, resolveu dedicar-se ao comércio. Essa atividade não deu certo, pois o primeiro barco que conseguiu carregar, naufragou no rio Sena. São Guido viu nesse acontecimento um recado de Deus de que não era esse o caminho que ele devia trilhar. Vestiu então o hábito de peregrino e por durante sete anos percorreu as extensas e perigosas estradas da Europa, visitando os santuários existentes naquele tempo, chegando finalmente à Terra Santa. De volta dessa longa peregrinação, já muito fraco e doente, parou em Andreletch, uma pequena cidade perto de Bruxelas onde foi acolhido por um sacerdote e onde pouco tempo depois morreu. Por muito tempo seu sepulcro permaneceu esquecido, mas depois seu culto ressurgiu e no local de seu túmulo foi erguida uma igreja onde se encontram hoje suas relíquias. Com o passar dos anos, se foram colocando sob a proteção do humilde camponês, não apenas os camponeses como também os trabalhadores da lavoura, os sacristãos e os cocheiros. Como tudo leva a crer que ele morreu de disenteria, é invocado também pelos que padecem desse mal. São Guido é o protetor dos estábulos, das escuderias e em especial dos cavalos. E essa é a razão porque, durante a festa anual de Andreletch, após o término de uma grande procissão folclórica, os cavalos são benzidos.

Hoje, nesse mundo onde os trabalhadores mais simples não têm seus direitos respeitados; onde os camponeses estão sendo expulsos ou forçados a deixar suas terras em busca da sobrevivência, São Guido, um homem do campo, uma pessoa generosa e sempre pronta a ajudar os mais pobres, nos convida a estarmos atentos às necessidades do povo, a sermos solidários com aqueles a quem o egoísmo humano nega o essencial para viver dignamente e a trabalhar em prol de uma Igreja pobre, despojada, como pobre e despojado foi nesse mundo aquele que a fundou e a sustenta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Setembro de 2019
Quinta, 19 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 18 de Setembro de 2019
12:42
Cassilândia
12:39
Cassilândia
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)