Cassilândia, Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

10/10/2018 09:00

São Daniel Comboni Daniel

Redação

Daniel Comboni nasceu no dia 15 de março de 1831, em Limone, Itália. Aos dez anos manifestou o desejo de ser padre e foi para Verona a fim de estudar no instituto dirigido por Nicolau Mazza, um velho e bondoso sacerdote que dedicava sua vida à formação de jovens pobres. A paixão pela África começou aos 18 anos, a partir de relatos ouvidos do Padre Ângelo Vinco sobre aquele continente. Aos 23 anos foi ordenado sacerdote e aos 26 pediu para integrar um grupo de seis missionários que iam para a África. Mas as evidências de fracassos anteriores em terras africanas, levou Roma a decidir que só seriam permitidas mais duas tentativas. Dos seis missionários enviados numa dessas duas expedições, três morreram e dois ficaram seriamente doentes. Um deles era Daniel. Entretanto as palavras do coordenador da expedição: “Não larguem a obra iniciada” encontraram eco em seu coração, e ele jurou jamais deixar morrer a obra missionária. “África ou morte”, passou a ser o lema de sua vida. Mas como salvar, como levar vida à África? A resistência de Roma em enviar recursos e missionários, e as dificuldades de adaptação dos missionários ao clima africano, eram alguns dos problemas a serem enfrentados. Mas Daniel não desistiu. Retornou à Europa e elaborou um manuscrito intitulado “Plano para a regeneração da África”. Despertou simpatias, angariou recursos para seu projeto e convenceu Roma a manter abertas as portas para a África. Uma Igreja com rosto próprio africano era o sonho de Daniel! Ele voltou à África, abriu colégios para homens e mulheres, decidido a formar apóstolos africanos para a África. Após algum tempo teve a alegria de ver ordenado o primeiro padre africano, e em 1877 o Papa o nomeou bispo de toda a África Central. Impulsionado pelo respeito aos direitos humanos e cristãos, mas sobretudo por um grande amor pelos africanos, Daniel entregou sua vida à causa da libertação dos escravos e à luta pela superação de séculos de dominação e desprezo pela África. Consumido pelo trabalho e doente, Daniel morreu no Sudão, no dia 10 de outubro de 1881, cercado por seus missionários. Foi canonizado no dia cinco de outubro de 2003.

Hoje Daniel Comboni nos convida a acolher os dons das diferentes tradições religiosas e culturais, a respeitar e a valorizar não somente os povos africanos, mas todos aqueles cujas tradições religiosas e culturais não são iguais às nossas e, a vê-los como povos ricos de Deus, porque comprometidos com a vida e a fraternidade.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 13 de Outubro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 12 de Outubro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)