Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020

Últimas Notícias

11/12/2019 09:00

São Dâmaso

Redação

São Dâmaso nasceu no ano 305 e é de origem espanhola. Viveu num tempo difícil, com a Igreja abalada pela heresia conhecida pelo nome de arianismo, assim chamada porque tinha em Ário seu mais ardente defensor, e que negava a natureza divina de Jesus e colocava em risco a unidade da Igreja. São Dâmaso foi eleito Papa em meio a disputas acirradas e governou a Igreja de 366 a 384. Uma de suas primeiras medidas foi destituir dos cargos os bispos vinculados ao arianismo, e estabelecer a “Autoridade da Sé Apostólica”, firmando o princípio de comunhão de todas as Igrejas particulares com a Igreja em Roma, e da jurisdição da Igreja de Roma sobre as demais Igrejas. Foi São Dâmaso quem incentivou são Jerônimo, que era seu secretário, a aprofundar os estudos bíblicos e a traduzir a Bíblia para a língua do povo, no caso, o latim. Como devotava um culto todo especial aos mártires, tomou para si a incumbência de procurar, escavar e identificar seus túmulos. Homem muito culto e fino escritor, marcava os túmulos dos mártires com elogios fúnebres e poéticos. Seu trabalho em prol da preservação das catacumbas o coloca como o pioneiro da arqueologia cristã. Por causa de seu trabalho, das inscrições que redigiu e mandou colocar nos túmulos dos mártires, ficou conhecido como o “Papa das Catacumbas”. Na chamada cripta dos Papas, por ele explorada nas catacumbas de São Calisto, no fim de uma longa inscrição, ele assim escreveu: “Aqui eu, Dâmaso, gostaria de ser sepultado, mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires”. São Dâmaso morreu com quase 80 anos de idade e foi sepultado num túmulo humilde que havia mandado preparar, num lugar solitário, longe das sepulturas dos mártires. Tempos depois seus restos mortais foram trasladados para a igreja de São Lourenço.

A admiração e a devoção aos mártires, tão forte em São Dâmaso, não é um sentimento alienador, pois é na força e testemunho desses santos homens e mulheres que deram a vida pela causa do Evangelho, que o povo encontra motivação para sua fé, e força para denunciar a violência e a dominação que atingem e martirizam especialmente os mais pobres e fracos. Hoje São Dâmaso nos lembra que, assim como somos chamados a venerar os mártires que no passado deram sua vida pela fé também somos chamados a venerar os mártires dos nossos dias, padres, religiosos e leigos, santos anônimos que, com seu sangue, estão animando e regando de esperança a vida da Igreja.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Janeiro de 2020
Quinta, 23 de Janeiro de 2020
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)