Cassilândia, Domingo, 24 de Março de 2019

Últimas Notícias

26/09/2018 09:00

São Cosme e São Damião

Paróquia de São Pedro

 Cosme e Damião nasceram na Arábia. Segundo uma lenda eram irmãos. Pertenciam a uma ilustre família, foram educados pela mãe Teodora e se formaram em medicina, na Síria. Os gregos os chamavam de “anargiros”, palavra que significa “sem dinheiro”, porque eram bastante desprendidos e caridosos para com os pobres e necessitados. Como médicos procuravam curar não somente o corpo, mas também a alma dos doentes. Diziam: Curamos as doenças, sim, porém mais em nome de Cristo que da ciência. Por serem muito procurados e aproveitarem a profissão de médicos para anunciar Jesus Cristo, foram denunciados, acusados de feitiçaria e levados aos tribunais. Nas atas referentes ao martírio dos dois santos, os fatos verdadeiros se misturam com os lendários. Segundo as atas eles sofreram o martírio por ocasião da perseguição do imperador Diocleciano. Foram primeiramente presos, acorrentados e lançados ao mar, em seguida jogados no fogo e por fim, crucificados. Como tivessem saído sãos e salvos de todas essa torturas foram finalmente decapitados. Embora não se possa precisar a data, tudo indica que foram martirizados no início do século IV, provavelmente no ano 303. É possível, mas não há provas concretas, de que tenham sido gêmeos. Talvez por estarem tão unidos pela profissão, pelo amor a Deus, pela prática da caridade e pela coragem de enfrentar as perseguições e a morte, a tradição terminou por colocá-los como irmãos gêmeos. Por causa da profissão que exerceram foram escolhidos como patronos dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos. A festa no dia de hoje tem a ver com a dedicação de uma basílica construída pelo Papa Félix IV, em honra dos dois santos.

Para o mundo de hoje, onde as vagas nos hospitais, os exames específicos e a aquisição de remédios são inacessíveis à maioria da população, onde a política de saúde não é artigo de primeira necessidade, e onde ao lado de médicos abnegados, apesar de mal remunerados, há alguns ainda que fazem da arte de curar a arte de explorar, São Cosme e São Damião têm uma mensagem: precisamos lutar por Universidades mais bem aparelhadas, por hospitais dignos e ambulatórios com vagas para os mais pobres, mas sobretudo precisamos – e o povo clama por isso – de profissionais humanos que vejam o doente não apenas como um paciente a mais ou número no prontuário, mas como um ser humano, e não lhe negue aquilo que é talvez para ele o mais eficaz de todos os remédios: atenção, carinho, respeito, confiança e esperança.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Março de 2019
09:00
Santo do dia
Sexta, 22 de Março de 2019
Quinta, 21 de Março de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)