Cassilândia, Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

23/11/2018 09:00

São Clemente

Redação

São Clemente viveu no século I e foi o quarto Papa da Igreja. Antes dele governaram a Igreja São Pedro, São Lino e Santo Anacleto. São Clemente esteve à frente da Igreja, durante os últimos dez anos do século I, precisamente do ano 88 ao ano 97. Segundo alguns, era judeu, segundo outros, era um escravo liberto. Certo mesmo é que era um homem instruído, com boa formação literária, um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e do mundo grego, romano e judaico. O tempo em que esteve à frente da Igreja, foi marcado por uma relativa tolerância, por parte dos imperadores Vespasiano e Tito e foi, nessa época que a nobreza romana começou a acolher a doutrina cristã. Mas, se por um lado, foi um período de relativa paz social, por outro, foi um tempo marcado por muitas divergências e discussões, dentro da própria Igreja. Data dessa época a célebre carta que São Clemente escreveu à Igreja de Corinto, que se encontrava dividida internamente, porque havia um grupo que contestava a autoridade dos presbíteros da Igreja. Nessa carta, repassada de bondade e misericórdia e que, inclusive, foi traduzida para o português, São Clemente exorta os cristãos daquela comunidade a deixarem a inveja e se unirem na fé e na caridade fraternas. Esse foi o primeiro caso que se tem notícia de intervenção da Igreja de Roma em assuntos de outros Igrejas particulares e, conseqüentemente, da afirmação da autoridade do sucessor de São Pedro, sobre as Igrejas particulares nascidas da fé dos apóstolos. Essa carta é também considerada o primeiro documento papal e modelo para todas as cartas encíclicas que, a partir daí, seriam escritas. De acordo com Santo Irineu, São Clemente foi contemporâneo dos primeiros apóstolos e testemunha viva e ocular da pregação deles. A respeito de seu martírio, existem muitas tradições e lendas, mas o que parece realmente verdadeiro é que ele sofreu o martírio no ano 97, no tempo do imperador Trajano. Ele foi preso e deportado para a Criméia, no mar Negro, sendo submetido a trabalhos forçados, vindo a morrer em consequência dos mesmos.

No mundo de hoje, onde são ainda muitos os que confundem autoritarismo com autoridade, São Clemente nos faz entender com sua vida, que a verdadeira autoridade não se firma na prepotência, não alimenta discórdias, não fomenta perseguições, não busca a condenação, mas a correção fraterna do pecador e está inteiramente a serviço da paz entre as pessoas, grupos e nações. A paz, ensina-nos São Clemente, requer firmeza, mas também bondade e misericórdia.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 18 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 17 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:51
Cassilândia
09:00
Santo do dia
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
14:22
Cassilândia - Paranaíba
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)