Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/06/2011 06:28

Santos vence Libertadores pela terceira vez. Relembre as conquistas

FPF

Depois de quase 50 anos, o Santos voltou a conquistar a Taça Libertadores da América. O time campeão deste ano, com Neymar, Ganso, Durval, Rafael, Edu Dracena, Elano, Zé Eduardo e Muricy Ramalho entrou de vez na história do clube, conquistando a mesma taça que Pelé, nos anos 60, ergueu com uma equipe que fez história no futebol mundial.

A primeira dessas conquistas aconteceu no ano de 1962, quando apenas os campeões nacionais conquistavam a vaga na competição. O Peixe iniciou a competição daquele ano no Grupo 01, ao lado de Cerro Porteño (PAR) e Deportivo Municipal (BOL). Campeão da Taça Brasil de 1961, o alvinegro estreou com vitória fora de casa por 4 a 3 sobre o time boliviano, gols de Tite, Lima, Mengálvio e Pagão.

No Brasil o Santos goleou os bolivianos por 6 a 1, ficando muito perto da vaga para a fase seguinte. Nos duelos contra o Cerro, empate fora de casa por 1 a 1 e uma massacrante goleada em casa por 9 a 1, com direito a dois gols de Pelé, seus primeiros na competição daquele ano.

Campeão da chave, o Peixe avançou até as semifinais, para enfrentar a Universidad Católica (CHI). Em Santiago, a primeira partida terminou empatada por 1 a 1, gols de Nawacki para os chilenos e Lima para os brasileiros. No jogo de volta, na Vila Belmiro, Zito garantiu a vaga na final ao marcar o único gol daquela partida.

As finais foram disputadas contra o Peñarol (URU), mesmo adversário da final desta quarta-feira (22). Na primeira partida, em Montevidéu, o Santos venceu de virada por 2 a 1. Spencer abriu o placar para os carboneros, mas Coutinho marcou os gols que colocaram o Peixe em vantagem naquela partida.

Na Vila Belmiro, o Peñarol respondeu com uma vitória por 3 a 2. Sasía colocou os uruguaios na frente do placar, mas Dorval empatou a partida. Spencer recolocou o Peñarol na frente, e Mengálvio empatou novamente o placar. Coube a Spencer anotar o gol da vitória carbonera na Vila.

O terceiro e decisivo jogo foi marcado para Buenos Aires (ARG). Com dois gols de Pelé e um contra de Caetano, o Santos não teve dificuldades para vencer o Peñarol e sagrar-se pela primeira vez campeão da Libertadores.

O título qualificou o Peixe para a competição do ano seguinte, entrando diretamente na fase semifinal. O adversário foi o Botafogo, de Garrincha, Nilton Santos e Amarildo, entre outros . Depois de um empate por 1 a 1 em São Paulo, o Santos goleou o Fogão por 4 a 0 no Rio de Janeiro e se classificou para a grande final.

O Boca Juniors (ARG) foi o adversário santista na luta pelo bicampeonato. A primeira partida da final foi disputada no Maracanã e o Santos venceu por 3 a 2, gols de Coutinho (duas vezes) e Lima para o Peixe e Sanfilippo (dois gols) para os argentinos. Em La Bombonera, os xeneizes saíram na frente com Sanfilippo, mas Coutinho e Pelé viraram o placar a favor do Santos que, com uma vitória por 2 a 1, conquistaram o bicampeonato da Libertadores.

Em 2011, Neymar, Ganso e cia. tiveram a chance de repetir o feito da histórica equipe santista nos anos 60, ao levar a equipe até a final, contra o Peñarol, e colocaram novamente o Santos como a equipe campeã do principal torneio de clubes do continente mais uma vez.

CAMPANHA DO BICAMPEONATO SANTISTA

1962

Primeira Fase

Deportivo Municipal (BOL) 3 x 4 Santos

Santos 6 x 1 Deportivo Municipal (BOL)

Cerro Porteño (PAR) 1 x 1 Santos

Santos 9 x 1 Cerro Porteño (PAR)



Semifinais

Universidad Católica (CHI) 1 x 1 Santos

Santos 1 x 0 Universidad Católica (CHI)



Finais

Peñarol (URU) 1 x 2 Santos

Santos 2 x 3 Peñarol (URU)

Peñarol (URU) 0 x 3 Santos



Time Campeão

Gilmar; Lima e Mauro; Dalmo, Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

T: Lula



1963

Semifinais

Santos 1 x 1 Botafogo

Botafogo 0 x 4 Santos

Finais

Santos 3 x 2 Boca Juniors (ARG)

Boca Juniors (ARG) 1 x 2 Santos

Time Campeão
Gilmar; Mauro, Geraldino e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe

T: Lula


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)