Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Santos vence Libertadores pela terceira vez. Relembre as conquistas

FPF - 23 de junho de 2011 - 06:28

Depois de quase 50 anos, o Santos voltou a conquistar a Taça Libertadores da América. O time campeão deste ano, com Neymar, Ganso, Durval, Rafael, Edu Dracena, Elano, Zé Eduardo e Muricy Ramalho entrou de vez na história do clube, conquistando a mesma taça que Pelé, nos anos 60, ergueu com uma equipe que fez história no futebol mundial.

A primeira dessas conquistas aconteceu no ano de 1962, quando apenas os campeões nacionais conquistavam a vaga na competição. O Peixe iniciou a competição daquele ano no Grupo 01, ao lado de Cerro Porteño (PAR) e Deportivo Municipal (BOL). Campeão da Taça Brasil de 1961, o alvinegro estreou com vitória fora de casa por 4 a 3 sobre o time boliviano, gols de Tite, Lima, Mengálvio e Pagão.

No Brasil o Santos goleou os bolivianos por 6 a 1, ficando muito perto da vaga para a fase seguinte. Nos duelos contra o Cerro, empate fora de casa por 1 a 1 e uma massacrante goleada em casa por 9 a 1, com direito a dois gols de Pelé, seus primeiros na competição daquele ano.

Campeão da chave, o Peixe avançou até as semifinais, para enfrentar a Universidad Católica (CHI). Em Santiago, a primeira partida terminou empatada por 1 a 1, gols de Nawacki para os chilenos e Lima para os brasileiros. No jogo de volta, na Vila Belmiro, Zito garantiu a vaga na final ao marcar o único gol daquela partida.

As finais foram disputadas contra o Peñarol (URU), mesmo adversário da final desta quarta-feira (22). Na primeira partida, em Montevidéu, o Santos venceu de virada por 2 a 1. Spencer abriu o placar para os carboneros, mas Coutinho marcou os gols que colocaram o Peixe em vantagem naquela partida.

Na Vila Belmiro, o Peñarol respondeu com uma vitória por 3 a 2. Sasía colocou os uruguaios na frente do placar, mas Dorval empatou a partida. Spencer recolocou o Peñarol na frente, e Mengálvio empatou novamente o placar. Coube a Spencer anotar o gol da vitória carbonera na Vila.

O terceiro e decisivo jogo foi marcado para Buenos Aires (ARG). Com dois gols de Pelé e um contra de Caetano, o Santos não teve dificuldades para vencer o Peñarol e sagrar-se pela primeira vez campeão da Libertadores.

O título qualificou o Peixe para a competição do ano seguinte, entrando diretamente na fase semifinal. O adversário foi o Botafogo, de Garrincha, Nilton Santos e Amarildo, entre outros . Depois de um empate por 1 a 1 em São Paulo, o Santos goleou o Fogão por 4 a 0 no Rio de Janeiro e se classificou para a grande final.

O Boca Juniors (ARG) foi o adversário santista na luta pelo bicampeonato. A primeira partida da final foi disputada no Maracanã e o Santos venceu por 3 a 2, gols de Coutinho (duas vezes) e Lima para o Peixe e Sanfilippo (dois gols) para os argentinos. Em La Bombonera, os xeneizes saíram na frente com Sanfilippo, mas Coutinho e Pelé viraram o placar a favor do Santos que, com uma vitória por 2 a 1, conquistaram o bicampeonato da Libertadores.

Em 2011, Neymar, Ganso e cia. tiveram a chance de repetir o feito da histórica equipe santista nos anos 60, ao levar a equipe até a final, contra o Peñarol, e colocaram novamente o Santos como a equipe campeã do principal torneio de clubes do continente mais uma vez.

CAMPANHA DO BICAMPEONATO SANTISTA

1962

Primeira Fase

Deportivo Municipal (BOL) 3 x 4 Santos

Santos 6 x 1 Deportivo Municipal (BOL)

Cerro Porteño (PAR) 1 x 1 Santos

Santos 9 x 1 Cerro Porteño (PAR)



Semifinais

Universidad Católica (CHI) 1 x 1 Santos

Santos 1 x 0 Universidad Católica (CHI)



Finais

Peñarol (URU) 1 x 2 Santos

Santos 2 x 3 Peñarol (URU)

Peñarol (URU) 0 x 3 Santos



Time Campeão

Gilmar; Lima e Mauro; Dalmo, Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

T: Lula



1963

Semifinais

Santos 1 x 1 Botafogo

Botafogo 0 x 4 Santos

Finais

Santos 3 x 2 Boca Juniors (ARG)

Boca Juniors (ARG) 1 x 2 Santos

Time Campeão
Gilmar; Mauro, Geraldino e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe

T: Lula


SIGA-NOS NO Google News