Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Santos e Palmeiras fazem clássico em busca da semifinal do torneio

FPF - 27 de abril de 2013 - 08:08

Visto como um dos principais clássicos do futebol brasileiro, Santos e Palmeiras disputam as quartas de final do Paulistão Chevrolet 2013 neste sábado, às 16h15, no estádio da Vila Belmiro. Na primeira fase do estadual, o time da Baixada Santista fez a terceira melhor campanha, enquanto o alviverde da capital ficou na sexta colocação.

O que poderia ser o ponto forte do Santos pode ser visto com ressalvas. Pelo Campeonato Paulista, os últimos três confrontos onde o alvinegro praiano foi mandante, o Palmeiras venceu – 4 a 3 em 2010, 1 a 0 em 2011 e 2 a 1 na temporada passada. Ciente do retrospecto negativo, o volante Arouca espera que a sorte comece a mudar já neste fim de semana. “O Palmeiras, nos últimos jogos, tem nos dado trabalho e no último clássico, foi assim: muito truncado e sobressaiu a marcação. Agora não vai ser diferente e sabemos a responsabilidade de jogos decisivos, onde o Santos costuma crescer. Queremos muito o tetracampeonato”, falou durante entrevista coletiva.

O frio na espinha do torcedor santista não é só apenas o retrospecto do time contra o Palmeiras, mas também a situação médica de Neymar. Convocado para o amistoso da Seleção Brasileira contra o Chile, na última quarta-feira, o camisa 11 se reapresentou com um desconforto na coxa esquerda. Ele fará tratamento intensivo em dois períodos e será reavaliado momentos antes do clássico. Sem jogadores suspensos, a ausência certa será a do lateral direito Rafael Galhardo, liberado por questões pessoais. O volante Alan Santos será improvisado na vaga, uma vez que o também lateral Bruno Peres segue no departamento médico.

Dividindo as atenções do estadual com a Copa Libertadores da América, o Palmeiras não irá de forma afobada para buscar a classificação em cima do rival. Revelado no Santos, o meia Wesley sabe muito bem como a equipe de Palestra Itália deve atuar se quiser sair da Vila Belmiro com a vaga na semifinal do Paulistão Chevrolet 2013. “Conheço bem o Santos. Temos de ter tranquilidade e paciência para fazer uma ótima partida. Temos de ficar espertos com todo mundo”, analisou o jogador.

As principais baixas do Palmeiras serão o goleiro Fernando Prass, com luxação na clavícula, e o meia Valdívia. Antes em fase final de recuperação de lesão na coxa direita, o camisa 10 chileno pediu para prolongar seu tratamento por ainda não estar confiante com a volta aos gramados. O pedido foi aceito pelo médico Otávio Vilhena. Outro que ficará de fora é o volante e zagueiro Vilson, que passou por artroscopia no joelho esquerdo. O jovem volante João Denoni também não joga, mas o motivo é a sua suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A boa nova é que o atacante Kleber está liberado para voltar aos gramados após se tratar de uma tendinite no joelho direito. O camisa 9 não joga desde 20 de março.

A grandeza de Palmeiras e Santos é imensurável, porém, a última vez que os clubes decidiram o Campeonato Paulista foi no longínquo ano de 1959. De lá para cá, quando houve confronto decisivo valendo título, um dos times já estava fora do páreo, uma vez que era normal que o estadual fosse disputado por pontos corridos, como em 1969, com o Santos campeão. Voltando ao final da década de 1950, o alviverde da capital e o alvinegro praiano empataram na primeira colocação do torneio, forçando assim uma ‘melhor de três’ partidas decisivas. A regra era: o título seria conquistado pelo clube que somar quatro pontos primeiro (cada vitória valia dois pontos). Após dois empates, por 1 a 1 e 2 a 2, o Palmeiras acabou por vencer o jogo derradeiro por 2 a 1, sagrando-se Campeão Paulista de 1959.

Ficha Técnica

Santos: Rafael; Alan Santos, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar (Patito Rodriguez ou Giva) e André.
Técnico: Muricy Ramalho.

Palmeiras: Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Léo Gago, Charles (Márcio Araújo), Souza e Wesley; Leandro e Vinícius (Caio).
Técnico: Gilson Kleina.

Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima;
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Maria Nubia Ferreira Leite;
Quarto árbitro: Márcio Roberto Soares;
Assistentes adicionais: Flávio Rodrigues Guerra e Antonio Rogério Batista do Prado;
Local: estádio da Vila Belmiro, Santos;
Data: dia 27, às 16h15.

Acompanhe o jogo ouvindo a Rádio Patriarca

SIGA-NOS NO Google News