Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Santos e Corinthians iniciam final alvinegra

FPF - 25 de abril de 2009 - 06:24

Fortalecidos depois duas vitórias nas semifinais – contra Palmeiras e São Paulo, respectivamente –, Santos e Corinthians fazem neste domingo, às 16h, no estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), a primeira partida da final do Campeonato Paulista. Com desfalques e muitos jogadores pendurados, esta será a quinta decisão de estadual entre os tradicionais clubes alvinegros.



Com um retrospecto favorável, o clube do Parque São Jorge lidera o confronto com 117 vitórias contra 92 do Santos. No Campeonato Paulista, a vantagem também é do Corinthians, com 78 triunfos. Neste estadual, derrota do clube da Baixada Santista por 1 a 0, no Pacaembu, pela 15ª rodada.



Em contrapartida, quando o assunto é decisão a história é desfavorável aos corintianos. Embalada por uma safra vitoriosa, com Pelé e companhia, o Santos venceu todas as finais: em 1955, 1962, 1968 e, por último, em 1984 – liderada pelo atual auxiliar técnico e ex-centroavante, Serginho Chulapa.



Todavia, para construir mais um bom resultado, o clube do litoral paulista terá que superar a eliminação para o CSA (AL), em plena Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. “Estão todos concentrados para mais esta final. A Copa do Brasil não existe mais, até porque não tem mais o que fazer”, disse o gerente de futebol do clube, Ocimar Bolicenho.



Apesar do histórico favorável em decisões, Bolicenho rechaçou qualquer favoritismo para uma das partes. “Não gosto muito de histórico, depende de uma série de fatores. Descarto este favoritismo, pois são datas, pessoas e situações muito diferentes. Vale apenas como estatística”, explicou.



Para o confronto, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com os volantes Roberto Brum, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Rodrigo Souto, ainda machucado. Além deles, o lateral-esquerdo Léo ainda se recupera de lesão, mas deve ter condições para a partida da volta, no dia 3 de maio. “A equipe deles é ofensiva, como a nossa. Por isso, todos os jogadores têm a obrigação de não deixar a bola na frente”, contou o volante Pará, que deve fazer a dupla de volantes com Germano. Com dois cartões amarelos, o jogador afirmou que não está preocupado caso não possa atuar na última partida, no Pacaembu. “Fazer falta é natural para quem joga na minha posição. Caso tome um amarelo, temos jogadores para substituir à altura”, completou.



Com a semana livre para treinar, o Corinthians segue integralmente focado para a grande decisão. Por ter feito melhor campanha, incluindo os pontos nas semifinais, a equipe da capital paulista joga por um empate na soma dos resultados. Além disso, faz a decisiva partida da final como mandante, no Pacaembu.



Sem poder contar com o atacante Dentinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Mano Menezes adotou o mistério durante a semana. Apesar do meia-atacante Morais ser considerado o principal substituto, os volantes Túlio e Boquita também concorrem a uma vaga no meio-de-campo.



Com 17 partidas no Campeonato Paulista, Túlio enalteceu a boa semana do Corinthians e, principalmente, a folga na tabela da Copa do Brasil. “Foi uma semana boa, com folga. Tínhamos a programação de viajar, mas ficamos concentrados aqui mesmo, em São Paulo”, comentou.



Duas vezes vice-campeão carioca com o Botafogo, o experiente jogador espera, desta vez, mudar a história. “Depois de passar por uma semifinal difícil ganhamos um ânimo a mais. Conquistar títulos é sempre muito importante. No Botafogo fizemos o que foi possível para isso, contudo, não conseguimos”, afirmou.



Mesmo na reserva, Túlio garantiu que a motivação segue a mesma. Para o atleta, a chance de “entrar na final e ser um jogador importante” foi o que o sustentou no Corinthians. “Estou me motivando desta forma, apesar de não ter sido escalado na maioria dos jogos. Desde o início do campeonato, sonhava entrar em uma final e ser muito importante. Decisão é assim e podemos entrar para a história”, endossou o camisa 8, animado com a possibilidade de conquistar seu primeiro Campeonato Paulista.



No jogo, a Vila Belmiro receberá mais de 18 mil torcedores. Destes, pouco mais de 1,2 mil foram destinados aos corintianos. No Santos, Fábio Costa, Pará, Fabão, Fabiano Eller, Madson, Lúcio Flávio, Bolaños, Róbson, Molina e Roni estão “pendurados”, com dois cartões amarelos. Já no Corinthians, Chicão, Ronaldo, Jorge Henrique e Lulinha – os três primeiros, titulares de Mano Menezes – também podem ficar de fora da decisiva partida.



Ficha técnica



Santos: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Germano, Pará, Paulo Henrique Lima e Madson, Neymar e Kléber Pereira.

Técnico: Vagner Mancini.



Corinthians: Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Morais (Boquita ou Túlio); Jorge Henrique e Ronaldo.

Técnico: Mano Menezes.



Arbitragem: Wilson Luiz Seneme, Emerson Augusto de Carvalho e Everson Luiz Luquesi Soares.

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos.

Data e horário: 26 de abril, às 16h.

SIGA-NOS NO Google News