Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Últimas Notícias

01/04/2019 09:00

Santo Hugo de Grenoble

Redação

Santo Hugo de Grenoble nasceu na França, em 1053. Muito cedo abraçou a vida religiosa. Sua nomeação para bispo foi pedida por representantes da Igreja de Grenoble cuja cadeira episcopal se encontrava vaga. Alegou mil razões para não aceitar a nomeação, mas por fim cedeu e em Roma, aos 27 anos, foi sagrado pelo próprio Papa, que desconsiderou suas alegações. Ao tomar posse na diocese, ficou impressionado com o estado lastimável em que ela se encontrava. Oração, penitências, exortações e visitas foram as armas que ele usou para abrir os olhos e o coração do povo. Apesar de, em pouco tempo, já se sentir uma enorme mudança na diocese, algo continuava afligindo-o: o achar que aceitou com demasiada facilidade sua nomeação para bispo. Julgando-se incapaz de exercer o cargo, partiu secretamente para a Abadia da Casa de Deus onde recebeu o hábito dos beneditinos. Quando o Papa Gregório VII tomou conhecimento do fato, enviou-lhe uma ordem formal, e ele voltou para a sua Diocese. Passados três anos, recebeu a visita de São Bruno que queria fundar a Ordem Cartuxa. Santo Hugo acolheu-o, indicou-lhe um local apropriado para construção de um mosteiro no deserto de Cartuxa, cinco léguas distante de Grenoble, e ali, às suas custas, edificou a capela e as celas para os monges. Contente por ter em sua diocese o que tinha ido buscar na Abadia da Casa de Deus, retirava-se para lá todo tempo livre de que podia dispor. Seu amor pela justiça o fez árbitro e pacificador de muitas brigas e inimizades. Era brando com todos, porém firme, quando se tratava da pregação do Evangelho e dos interesses da Igreja. Com a mesma energia com que defendeu o Papa Inocêncio II, condenou os excessos do Imperador Henrique V e a ambição do anti-Papa Pedro de Lião. Já no fim da vida, bastante doente, o Papa acolheu sua renúncia como bispo, e os poucos meses de vida que teve, passou-os em oração quase contínua. Quando morreu, em 1132, o próprio Papa ordenou ao beato Guido, Prior da Ordem Cartuxa, que fizesse uma relação de suas virtudes e milagres. Hugo foi canonizado dois anos depois, em 1134, na cidade de Pisa, durante a celebração do Concílio.

No mundo de hoje onde prevalecem a violência, a discórdia e a luta pelo poder, Santo Hugo de Grenoble, que encontrou na oração e na penitência, inspiração e energia para superar as dificuldades e promover a paz, convida-nos a trocar o barulho dos canhões e a força destruidora dos mísseis pela força do diálogo e da concórdia, e a buscar na oração, ânimo e coragem para lutar pela justiça e paz no mundo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Maio de 2019
13:49
Costa Rica
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
05:03
Campeonato Brasileiro de Futebol
Sábado, 18 de Maio de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)