Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Santo Gregório João Barbarigo

Portal Angels - 18 de junho de 2018 - 09:00

Gregório João Barbarigo nasceu em Veneza, no dia 16 de setembro de 1625, numa família rica da aristocracia italiana. Aos quatro anos de idade ficou órfão de mãe, sendo educado pelo pai que encaminhou os filhos no seguimento de Cristo. Foi tão bem sucedido que Gregório aos dezoito anos de idade era secretário do embaixador de Veneza.

Em 1648, acompanhou este embaixador à Alemanha para as negociações do Tratado de Vestefália, referente a guerra dos trinta anos. Nesta ocasião conheceu Fábio Chigi, o núncio apostólico, que o orientou nos estudos e o encaminhou para o sacerdócio.

Quando este núncio foi eleito Papa, com o nome de Alexandre VII, nomeou Gregório Barbarigo cônego de Pádua; em 1655, prelado da Casa Pontifícia e dois anos mais tarde foi consagrado Bispo de Bérgamo. Finalmente, em 1660, tormou-se cardeal.

O Papa sabia o que estava fazendo, pois as atividades apostólicas de Gregório Barbarigo marcaram profundamente a sua época. Dotou o seminário de Pádua com professores notáveis, provenientes não só da Itália mas também de outros países da Europa, aparelhando a instituição para o estudo das línguas orientais. E fundou uma imprensa poliglota, uma das melhores que a Itália já teve.

Pôde desenvolver plenamente seu trabalho pastoral, fundando escolas populares e instituições para o ensino da religião, para orientação de pais e educadores. Num período de peste, fez o máximo na dedicação ao próximo. Cuidou para estender a assistência à saúde, à mais de treze mil assistidos.

Gregório Barbarigo fundou ainda inúmeros seminários, que colocou sob as regras de São Carlos Borromeu e constituiu a Congregação dos Oblatos dos Santos Prosdócimo e Antonio. Foi um dos grandes pacificadores do seu tempo, intervindo pessoalmente nas graves disputas políticas de modo que permanecessem apenas no campo das idéias.

Depois de executar esta exuberante obra reformista, ele morreu em Pádua no dia 18 de junho de 1697. Foi canonizado por seu conterrâneo, o Papa João XXIII, em 1960, que, como afirmou no seu discurso nesta solenidade, elevou São Gregório João Barbarigo ao posto que ele merecia ocupar na Igreja.

SIGA-NOS NO Google News