Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Últimas Notícias

11/04/2019 09:00

Santo Estanislau

Redação

Santo Estanislau nasceu na Cracóvia, Polônia no ano 1030. De família pobre, estudou com os beneditinos em Cracóvia e aperfeiçoou seus estudos na Bélgica, na célebre escola de Liège. Voltando à Polônia, distinguiu-se pelo zelo pastoral e pelas iniciativas realizadas com inteligência e caridade. Quando o bispo de Cracóvia morreu, o Papa Alexandre II nomeou-o para o cargo. A sua designação foi bem acolhida tanto pelo clero, como pelo povo. Inicialmente o rei Boleslau II ficou muito satisfeito com sua nomeação, apoiando suas iniciativas, entre as quais a de formar um clero local para aos poucos ir substituindo os monges beneditinos na administração da Igreja polonesa. Essa boa convivência, entretanto, não durou muito. Ela foi rompida, quando o bispo se colocou contra os desmandos e falcatruas que corriam soltos na Corte, e conclamou o rei a respeitar os direitos alheios, chegando mesmo a adverti-lo publicamente com a pena de excomunhão, que posteriormente se concretizou. E a exemplo de São João Batista que censurou publicamente a conduta de Herodes que vivia com a mulher do próprio irmão, Santo Estanislau reprovou duramente o procedimento escandaloso e leviano do soberano, negando-se a celebrar seu casamento, com uma mulher casada pela qual ele havia se apaixonado e mandado raptá-la, causando grande escândalo em todo o país. Boleslau não conteve sua ira e um dia, quando Santo Estanislau presidia a Santa Eucaristia na igreja de São Miguel, o próprio rei o derrubou com um golpe de espada. Santo Estanislau caiu ao pé do altar e aí morreu, banhado em sangue. Sua morte aconteceu no ano 1079. Venerado pelos poloneses desde o dia de seu martírio, Santo Estanislau foi canonizado no dia 17 de agosto de 1253, na basílica de São Francisco de Assis. Ele é muito venerado tanto na Europa, como na América.

Hoje, como no passado, muitos são os políticos e dirigentes que, como o rei Boleslau, mantêm uma boa relação com a Igreja, mas só até quando ela não se coloca abertamente contra seus desmandos e corrupções. Basta, porém, a Igreja tomar, como é, aliás, seu dever, o partido dos mais pobres, daqueles que são oprimidos e têm seus direitos violados, para ser chamada de intrusa e subversiva. Hoje Santo Estanislau convida a Igreja a denunciar toda atitude que fere a dignidade humana e se contrapõe à mensagem de Jesus, e a motivar e apoiar os grupos, associações e movimentos que lutam em prol de uma ordem social humana e justa, coerente com os critérios do Evangelho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
09:21
Cassilândia
Terça, 21 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)