Cassilândia, Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Últimas Notícias

01/12/2018 09:00

Santo Elói

Redação

Santo Elói, também conhecido como Santo Elígio, nasceu em Limoges, França, em 588, onde aprendeu o ofício de ourives que mais tarde exerceu em Paris. Encarregado de executar um trono real para o rei Clotário II, com o ouro que lhe foi entregue, em vez de um, ele fez dois tronos. Impressionado com sua honestidade, o rei decidiu nomeá-lo seu ourives e diretor da Casa da Moeda em Marselha, fato este comprovado pela existência, ainda hoje, de moedas assinadas por ele. Não se tratava de uma diretoria no sentido moderno do termo, vez que ele, apesar das novas atribuições, continuou trabalhando em sua forja, confeccionando principalmente sacrários e relicários que eram considerados verdadeiras obras de arte. Todo o tempo que lhe sobrava e dinheiro de que dispunha, ele usava para a oração, para visitar os pobres, ajudar os mais necessitados e libertar os cativos. Embora nem todos os historiadores concordem, segundo alguns foi ele quem, durante o período em que foi diretor da Casa da Moeda, construiu os mausoléus de São Martinho de Tours e de São Dionísio de Paris. Todos, contudo, são unânimes em atribuir-lhe numerosas obras de caridade, o resgate de vários prisioneiros, a construção de um mosteiro feminino em Paris e de uma abadia em Solignac que foi entregue à direção de São Remaclo. Em 639, quando o rei morreu, ele abandonou todos os cargos, ingressou na vida eclesiástica, sendo ordenado sacerdote por São Deodato. No dia 14 de maio de 641 foi sagrado bispo e designado para a Diocese de Noyon. Foi um grande administrador, mas também um apóstolo zeloso, sábio, bondoso e caridoso. Fundou vários mosteiros e, entre eles, um em Limousin, outro em Noyon dedicado a São Martinho e ainda outro, perto de uma colina que mais tarde passou a se chamar Monte de Santo Elói. Sua atividade apostólica chegou até Flandres e Holanda e, segundo alguns, até a Suécia e a Dinamarca. Ele faleceu no dia primeiro de dezembro de 660. É o patrono dos ourives.

No mundo de hoje onde o dinheiro público é levianamente usado para financiar projetos pessoais, onde obras faraônicas são construídas para alimentar a vaidade dos megalomaníacos e a corrupção tornou-se uma praga difícil de ser combatida, Santo Elói lembra a todos, e em especial aos que ocupam cargos e funções públicas, que o tesouro da nação não lhes pertence, vez que eles são seus meros administradores, eleitos e indicados para governar e agir de acordo com o bem e os interesses do povo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)