Cassilândia, Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

Últimas Notícias

20/07/2019 09:00

Santo Elias

Redação

Elias, cujo nome significa “Meu Deus é Javé”, nasceu em Tisbe, no fim do século IX antes de Cristo, e foi uma das mais fortes personalidades do Antigo Testamento. Grande profeta, não se deixou influenciar pela idolatria e licenciosidade dos costumes de Canaã, mas com muita coragem conclamou o povo a permanecer fiel a Javé, o Deus Único, Vivo e Verdadeiro. Grande parte de sua missão se desenvolveu durante o reinado do rei Acab, um rei fraco que era dominado por Jezebel, a esposa de origem fenícia que levou para Canaã o culto ao deus Baal. Elias apresentou-se diante do rei Acab, repreendeu-o por sua conduta e anunciou-lhe três anos de seca. Por causa disso foi ferozmente perseguido e obrigado a fugir. Refugiou-se em Sarepta, na Fenícia, em casa de uma viúva que, mesmo pobre, não hesitou em lhe dar a última porção de comida que lhe restava e ao filho único: um punhado de farinha e um pouco de azeite. Mas foi recompensada por esse gesto pois enquanto durou a seca jamais lhe faltou farinha e azeite para saciar sua fome e a de seu filho. Quando seu filho único morreu, compadecido dela, Elias intercedeu a Deus e o menino reviveu. Passados os três anos de seca o profeta voltou à presença de Acab e, para demonstrar a falsidade dos ídolos, lançou no Monte Carmelo um desafio aos 400 profetas de Baal. Aceito o desafio, Elias saiu vencedor. O episódio contudo não pôs um ponto final à perseguição e ele foi novamente obrigado a fugir, caçado como se caça um animal. Foi de tal modo perseguido que houve um momento em que, desesperado e extenuado, pensou que seria melhor morrer. Mas é exatamente nesse momento de grande dificuldade e angústia, em que ele se sente inútil e fraco, que Deus vem em seu socorro, restaura suas forças, restitui-lhe a coragem e ele volta para o meio de sua gente. Contudo não é Elias, mas Eliseu, seu discípulo, que termina a obra de reedificação espiritual de Israel.

Hoje Santo Elias, que não teve medo de interpelar e desafiar o rei Acab, nos convida a interpelar a ética e a dignidade de nossos governantes, a questionar a economia e a política que não trazem benefício ao povo, e a proclamar a vontade de Deus, que consiste na inauguração de uma nova civilização, alicerçada no direito e na justiça. Mas hoje também Santo Elias nos fala de solidariedade e partilha, e nos garante que jamais faltará farinha na vasilha e óleo na ânfora daqueles que, como a viúva de Sarepta, partilham na alegria e na fraternidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 06 de Dezembro de 2019
Quinta, 05 de Dezembro de 2019
16:00
Direitos da pessoa com deficiência
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Quarta, 04 de Dezembro de 2019
19:53
Loterias
15:01
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)