Cassilândia, Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Últimas Notícias

17/01/2019 09:00

Santo Antão

Redação

Santo Antão, o patrono dos eremitas, o monge mais ilustre da Igreja Antiga, o grande Padre do Deserto, nasceu no ano 251, em Comã, no Egito, filho de família rica e de pais cristãos. Cedo perdeu os pais que deixaram uma herança considerável para ele e para sua irmã mais nova. As palavras do Evangelho ouvidas durante uma missa, “Se queres ser perfeito, vende tudo o que tens, dá aos pobres e segue-me”, encontraram eco em seu coração. Antão resolveu abandonar tudo, retirar-se para o deserto e viver uma vida de trabalho, oração e penitência. Depois de algum tempo, fixou-se às margens do Rio Vermelho onde viveu como eremita durante 80 anos. Embora não tenha sido o pioneiro da experiência de vida no deserto, seu modo de viver teve uma repercussão enorme em toda a Igreja, e a fama de sua santidade atraiu muitas pessoas que se confiavam espiritualmente à sua direção. Sua extraordinária experiência como eremita chamou a atenção de bispos, padres e monges que o procuravam em busca de conforto e conselhos. Quando, em 311, começou a perseguição de Maximino contra os cristãos, Santo Antão saiu de sua solidão para animar e confortar os irmãos perseguidos. Terminada a perseguição, em 312, Antão retirou-se para o monte de Colzim, ou monte de Santo Antão, onde continuou a vida como eremita. Embora distante do barulho do mundo, não ficou imune às tentações, mas a todas venceu com as armas da oração e da penitência. Apesar de rigoroso e austero consigo mesmo, era compreensivo e humaníssimo com todos. Antes de morrer pediu que lhe dessem um sepultamento simples e que não revelassem a ninguém o local de seu túmulo. Morreu no dia 17 de janeiro de 356, aos 105 anos, totalmente lúcido. Em 561 seu corpo foi descoberto e transportado para Alexandria e, em 635, para Constantinopla e finalmente para a igreja de São Julião, em Arles.

Hoje santo Antão, que optou por viver no deserto não por egoísmo, nem para fugir das lutas da sociedade, mas para ouvir o próprio coração e no silêncio da oração encontrar-se com Deus, nos fala da necessidade de criarmos zonas de deserto para um encontro mais profundo com Deus. Falo de um deserto que não é necessariamente um lugar geográfico, mas sobretudo um momento de quietude interior e crescimento espiritual. Precisamos ir ao deserto, precisamos fazer deserto, porque é nesse encontro singular, pessoal e íntimo com Deus que, como Santo Antão, nós restauramos nossas forças para irmos ao encontro dos irmãos, para com eles lutarmos por mais justiça e paz.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 17 de Julho de 2019
Terça, 16 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Segunda, 15 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)