Cassilândia, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

Últimas Notícias

24/11/2018 09:00

Santo André Dung-lac

Redação

A Igreja celebra hoje a memória de Santo André Dung-lac e seus companheiros mártires. André nasceu no Vietnã, foi inicialmente catequista e depois foi ordenado sacerdote. Nos séculos XVIII e XIX, a Igreja Católica sofreu muitas perseguições e humilhações em virtude da grande propaganda disseminada contra os presbíteros, por muitos modernistas e liberais, e também pela dificuldade de estabelecer-se um diálogo com as igrejas protestantes, que estavam em franco desenvolvimento. Nesses séculos foram muitos os mártires em todos os continentes. Na Ásia, continente rico em tradições, a tarefa dos missionários cristãos tornou-se particularmente difícil, porque as religiões e culturas pré-cristãs encontravam-se enraizadas no meio do povo e porque as autoridades locais identificavam a religião pregada com o governo do país dos missionários. No Vietnã, muitos missionários católicos marcaram presença e sofreram o martírio. Embora as mortes tenham acontecido em datas diferentes, a Igreja os reuniu para celebrá-los num só dia, 24 de novembro. André Dung-lac era vietnamita. Os outros eram oriundos de vários países, como Espanha, França e do próprio Vietnã, e havia entre eles bispos, sacerdotes, seminaristas e leigos, estes últimos pertencentes a diversas classes e exercendo profissões distintas: catequistas, militares, pais de família, médicos, agricultores, pescadores etc… André Dung-lac, exemplo incontestável de espírito missionário e fidelidade a Jesus Cristo, não cedeu às torturas e foi cruelmente martirizado, juntamente com seus companheiros mártires os quais animou até o fim. Morreram em 1839. O sangue dos mártires frutificou em terras vietnamitas, e embora na Ásia o cristianismo não chegue a dois por cento da população, os missionários católicos, motivados pelo exemplo de Santo André e de seus companheiros, não desistem de levar o nome de Jesus àquele continente.

Hoje aprendemos com Santo André Dung-lac e seus companheiros mártires, que é missão da Igreja levar o evangelho de Jesus a todos os lugares do mundo, inclusive aos mais distantes e até onde as tradições milenares estão arraigadas no meio do povo. Mas para isso, a Igreja carece de missionários corajosos que não se intimidem diante das perseguições e humilhações, que estejam abertos ao diálogo e sejam capazes de entender que as sementes do Verbo e os valores do Reino encontram-se presentes nas mais diversas tradições e culturas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Agosto de 2019
Segunda, 19 de Agosto de 2019
15:30
Saúde
09:00
Santo do Dia
Domingo, 18 de Agosto de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)