Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

15/10/2018 09:00

Santa Teresa d’Ávila

Redação

Teresa nasceu no dia 28 de março de 1515, em Ávila, Espanha. De família nobre, teve uma educação rigorosa e é descrita como uma mulher bonita, inteligente, de temperamento exuberante e centro das atrações onde quer que se encontrasse. Aos 17 anos ela entrou no Convento das Agostinhas da Grácia, mas sem muito entusiasmo. Após meses de incertezas e indecisões, ela finalmente descobriu sua vocação e obteve do pai o consentimento para ingressar no Carmelo. Estava com 20 anos de idade. Teresa tinha consciência de suas fragilidades, mas muito forte e determinada, lutou obstinadamente para vencer os velhos costumes de uma vida espiritual vazia, marcada por leviandades, hipocrisias, mentiras e frivolidades. Considerada uma das maiores mestras espirituais da Igreja, quando se converteu, converteu-se para valer e decidiu não apenas reformar-se, mas também a Ordem Carmelita que passava por um momento de crise e apatia espiritual. Santa Teresa, a grande reformadora do Carmelo e a fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças, teve São João da Cruz como conselheiro espiritual. Certa vez, quando solicitada por seu confessor para escrever sobre sua vida, seu modo de orar e as graças com que Deus a cumulou, ela retrucou que gostaria que ele também tivesse lhe pedido para escrever sobre seus grandes pecados. Com o mesmo empenho com que cuidava das coisas grandes, cuidava das coisas pequenas. Correspondeu-se com as personagens mais ilustres do seu tempo, inclusive com o rei Filipe da Espanha. Recebeu o nome de Teresa, a Grande, não por causa da estatura física, mas por sua estatura e grandeza de mulher cristã. Seus escritos, entre os quais o mais conhecido é “O Caminho da Perfeição”, continuam produzindo abundantes frutos. Teresa morreu em 1582. Em 1662 foi proclamada santa e em 1970 o Papa Paulo VI a proclamou, juntamente com Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja.

Hoje, tal como Santa Teresa d’Avila, que viveu num mundo pródigo em grandes descobertas, em reformas culturais, artísticas, políticas e religiosas, mas carente de valores morais e espirituais, nós também vivemos num mundo rico em ciência e tecnologia, mas carente de valores humanos e cristãos. Mas hoje também, tal como Santa Teresa, que a partir da reforma de sua vida, reformou a vida da Ordem Carmelita, somos convidados, a partir de nossa conversão pessoal, a mudar e reformar as podres e injustas estruturas sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade e dar um novo rumo à vida do mundo.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Novembro de 2018
19:48
Cassilândia
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)