Cassilândia, Terça-feira, 26 de Março de 2019

Últimas Notícias

20/02/2019 09:00

Santa Margarida de Cortona

Redação

Santa Margarida de Cortona nasceu em Toscana, Itália, em 1247. Órfã de mãe muito cedo, foi duramente tratada pelo pai e pela madrasta. Bela e graciosa, mas sem qualquer orientação familiar, deixou-se seduzir por uma vida de luxo e leviandades, tornando-se amante de um rico e nobre senhor, com quem viveu durante nove anos e com quem teve um filho. O assassinato misterioso do companheiro e a descoberta de seu corpo já em adiantado estado de decomposição, muito a abalaram e a levaram a refletir sobre a fragilidade da vida humana, determinando o início de sua conversão. Ela voltou para a casa paterna e fez penitência pública pelos pecados cometidos, mas o pai, instigado pela madrasta, expulsou-a de casa e da cidade. Desnorteada, Margarida pensou em voltar à vida desregrada de antes, porém mais uma vez a graça de Deus a socorreu. Inspirada pelo Espírito Santo, empreendeu uma viagem a Cortona e lá, sob a orientação dos padres franciscanos, descobriu sua verdadeira vocação. Ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e viveu o resto de sua vida em completa austeridade, fazendo penitência, orando e dedicando-se aos pobres. Margarida tinha uma devoção especial pela Paixão e Morte de Nosso Senhor e meditava muito nos sofrimentos vividos por Jesus. Seu filho entrou também na Ordem Terceira de São Francisco. Ela morreu e foi sepultada em Cortona, no ano 1297. Foi canonizada por Bento XIII em 1728.

A Igreja no Brasil e em especial na Bahia celebra nesta data a memória de Sóror Joana Angélica, freira contemplativa da Congregação das Concepcionistas. No dia 20 de fevereiro de 1822, por ocasião das lutas pela independência do Brasil, Sóror Joana Angélica, que era abadessa do Convento da Lapa, foi assassinada pelos soldados portugueses ao tentar impedir que eles penetrassem na clausura e profanassem o Santíssimo Sacramento, exposto para adoração permanente. Ferida, seu corpo foi colocado em frente ao altar da Igreja, e aí ela faleceu. Historicamente ela é considerada uma das heroínas da independência do Brasil. Mais do que isso porém, ela foi uma verdadeira mártir da fé.

Hoje Santa Margarida de Cortona, que no início de sua vida sentiu na própria pele a falta de amor e de orientação familiar, e Sóror Joana Angélica, que por amor Deus entregou a vida para impedir que o Santíssimo Sacramento fosse profanado, se juntam para nos dizer que só quem descobre a gratuidade do amor de Deus é capaz de se valorizar, de se amar, de amar e de colocar a vida a serviço dos irmãos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 26 de Março de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 25 de Março de 2019
18:26
Chapadão do Sul, Costa Rica, Água Clara e Paraiso das Águas
09:00
Santo do dia
Domingo, 24 de Março de 2019
18:03
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)