Cassilândia, Segunda-feira, 22 de Abril de 2019

Últimas Notícias

16/10/2018 09:00

Santa Edwiges e Santa Margarida Maria Alacoque

Redação

Santa Edwiges nasceu na Bavária em 1174. Cedo se casou com Henrique I, Duque da Silésia. Teve seis filhos e a todos viu morrer, ficando viva apenas a filha de nome Gertrudes. Santa Edwiges usou sua posição social e política, assim como sua riqueza para construir conventos e hospitais, proteger os órfãos e as viúvas, cuidar dos leprosos, educar e instruir a juventude carente na fé cristã. Como em sua época, as pessoas pobres que não conseguiam pagar suas dívidas eram presas, enforcadas e submetidas ao suplício da fogueira, ela, para livrá-las da morte, não apenas saldava suas dívidas, como intercedia junto ao marido para abrandar as leis e impostos que pesavam sobre os ombros do povo. Por isso é considerada a padroeira dos endividados. Após a morte do marido, Santa Edwiges retirou-se para o convento onde sua filha Gertrudes era abadessa, passando o resto da vida na mais completa pobreza e austeridade. Santa Edwiges morreu em 1243.

Santa Margarida Maria de Alacoque nasceu na França. Muito cedo perdeu o pai e enfrentou enormes dificuldades, inclusive a resistência da mãe que se opunha à sua entrada na Ordem da Visitação. Alma simples e modesta, inteiramente dócil à ação do Espírito Santo, Santa Margarida Maria Alacoque foi a grande inspiradora da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. As extraordinárias visões com que foi favorecida, trouxeram-lhe no início muitas incompreensões, mas quando seu orientador espiritual conseguiu mostrar a verdade sobre Margarida, aqueles que foram seus mais ferrenhos opositores tornaram-se os mais fervorosos propagadores da devoção ao Coração de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque faleceu aos 43 anos, em 17 de outubro de 1690 e foi canonizada em 1920.

No mundo de hoje onde as pessoas são castigadas pelo desemprego e por impostos cada vez mais altos e injustos; onde os países pobres se sentem obrigados a contrair empréstimos para sobreviver; onde as nações ricas, ávidas de lucro, não hesitam em colocar sobre os ombros das mais pobres, dívidas questionáveis, Santa Edwiges nos lembra que, como cristãos, somos chamados não apenas a partilhar os bens para que entre nós não haja endividados, como também a lutar por leis e impostos justos e por uma justa distribuição de renda. E que Santa Margarida Maria Alacoque nos ajude a entender que é no coração de Jesus, fonte de toda graça, que nós vamos encontrar motivação e força para construir uma sociedade onde a tônica a corrupção e a exploração, mas a solidariedade, a fraternidade, a gratuidade nas relações.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 22 de Abril de 2019
Domingo, 21 de Abril de 2019
09:00
Santo do dia
Sábado, 20 de Abril de 2019
09:00
Santo do dia
Sexta, 19 de Abril de 2019
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)