Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Santa Casa da capital volta a fazer transplante de rim

Campo Grande News/ Viviane Oliveira - 06 de maio de 2012 - 14:10

Há um ano e meio sem cirurgias, a Santa Casa de Campo Grande voltou a fazer transplantes renais com órgãos de doador cadáver na última sexta-feira (4). A informação é do diretor-presidente da junta interventora da Santa Casa, Issam Moussa.

De acordo com ele, já foram realizados dois transplantes desde sexta-feira. “O importante é que os trabalhos foram retomados. Agora a oferta será maior para aqueles que aguardam na fila por um transplante de rim”, disse.

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Claire Miozzo, disse que hoje existe uma fila de 340 pacientes aguardando por um transplante de rim.

“Esta notícia é ótima. Voltamos a fazer o que sempre deveríamos ter feito, transplantar pacientes do nosso estado que está na fila há anos”, relata.

Só no ano passado foram coletados 22 órgãos de doadores cadáver, mas nenhum foi encaminhado à pacientes de Mato Grosso do Sul. Todos foram levados para outros Estados, de acordo com ela.

Os transplantes de rim estavam sendo feitos apenas quando envolvia doadores vivos, o que tornava a espera longa. Há pacientes que aguardam a mais de ano por um transplante.

SIGA-NOS NO Google News