Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sanidade na avicultura de MS recebe conceito "C”

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 07 de dezembro de 2007 - 13:14

Mato Grosso do Sul e mais 10 estados brasileiros receberam conceito “C” em defesa sanitária avícola nas ações contra a gripe aviária e new castle, conforme classificação divulgada em reunião do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que aconteceu ontem em Brasília (DF). O superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez, afirma que a perspectiva é melhorar a classificação de Mato Grosso do Sul, cujas ações sanitárias estavam mais voltadas para a pecuária bovina, por conta da febre aftosa.

A intenção do Mapa é usar a classificação como referencial para exportações. Porém, Baez acredita que o fato de Mato Grosso do Sul ter obtido conceito intermediário não deva prejudicar os negócios com o mercado internacional, uma vez que não há registro das doenças no Estado.

Implicações – A classificação vai respaldar o trânsito de aves. Conforme a classificação do Mapa, estados que obtiverem conceito “A” serão reconhecidos como de maior eficiência no País. Os produtos originários destes Estados possuem livre circulação no território nacional.

Os de conceito “B” ainda necessitam de auxílio do Mapa na condução das ações sanitárias. Seus produtos somente poderão ser direcionados para Estados com classificação equivalente ou inferior. Os de nível “C”, como é o caso de Mato Grosso do Sul, necessitam da coordenação do Mapa na condução de alguns procedimentos sanitários. Somente poderão vender produtos avícolas para Estados com classificação equivalente ou inferior.

Já os de nível “D” necessitam de estruturação e do desenvolvimento de ações pontuais para realização da vigilância às doenças das aves. Assim como o C somente poderão direcionar seus produtos para Estados com classificação equivalente.


Além de Mato Grosso do Sul, obtiveram conceito "C" os estados de Mato Grosso, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O "D" ficou com o Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piaúí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Apenas Santa Catarina obteve conceito "B" e nenhum recebeu o "A". Baez afirma que a avicultura é muito importante para a economia Estado e por isso as estruturas de defesa sanitária estão sendo melhoradas.

SIGA-NOS NO Google News