Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/12/2007 13:14

Sanidade na avicultura de MS recebe conceito "C”

Fernanda Mathias - Campo Grande News

Mato Grosso do Sul e mais 10 estados brasileiros receberam conceito “C” em defesa sanitária avícola nas ações contra a gripe aviária e new castle, conforme classificação divulgada em reunião do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que aconteceu ontem em Brasília (DF). O superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez, afirma que a perspectiva é melhorar a classificação de Mato Grosso do Sul, cujas ações sanitárias estavam mais voltadas para a pecuária bovina, por conta da febre aftosa.

A intenção do Mapa é usar a classificação como referencial para exportações. Porém, Baez acredita que o fato de Mato Grosso do Sul ter obtido conceito intermediário não deva prejudicar os negócios com o mercado internacional, uma vez que não há registro das doenças no Estado.

Implicações – A classificação vai respaldar o trânsito de aves. Conforme a classificação do Mapa, estados que obtiverem conceito “A” serão reconhecidos como de maior eficiência no País. Os produtos originários destes Estados possuem livre circulação no território nacional.

Os de conceito “B” ainda necessitam de auxílio do Mapa na condução das ações sanitárias. Seus produtos somente poderão ser direcionados para Estados com classificação equivalente ou inferior. Os de nível “C”, como é o caso de Mato Grosso do Sul, necessitam da coordenação do Mapa na condução de alguns procedimentos sanitários. Somente poderão vender produtos avícolas para Estados com classificação equivalente ou inferior.

Já os de nível “D” necessitam de estruturação e do desenvolvimento de ações pontuais para realização da vigilância às doenças das aves. Assim como o C somente poderão direcionar seus produtos para Estados com classificação equivalente.


Além de Mato Grosso do Sul, obtiveram conceito "C" os estados de Mato Grosso, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O "D" ficou com o Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piaúí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Apenas Santa Catarina obteve conceito "B" e nenhum recebeu o "A". Baez afirma que a avicultura é muito importante para a economia Estado e por isso as estruturas de defesa sanitária estão sendo melhoradas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)