Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sangramento na gengiva

BabyCenter Brasil - 03 de fevereiro de 2016 - 09:00

Minha gengiva sangra toda vez que escovo os dentes e passo fio dental. É normal?

A sensibilidade e o sangramento na gengiva são uma queixa comum na gravidez. Os hormônios da gestação podem fazer suas gengivas inflamarem e incharem, o que facilita o sangramento, principalmente quando você escova os dentes ou passa o fio dental.

Alguns estudos até chegaram a apontar que grávidas com problemas sérios na gengiva poderiam ter maior risco de parto prematuro e pré-eclâmpsia. Pesquisas recentes e mais abrangentes, no entanto, não encontraram relação entre doenças da gengiva e complicações graves na gravidez.

De qualquer modo, é importante cuidar bem dos dentes e das gengivas durante a gestação.
O que posso fazer para diminuir o sangramento?

Continue a fazer as escovações e a usar o fio dental regularmente, mas com movimentos delicados. Pode ser que sua vontade seja não mexer muito na gengiva, mas é muito importante caprichar na higiene oral durante a gravidez.

Você pode experimentar usar uma pasta para dentes sensíveis, ou até passar gelo na gengiva se a escovação provocar dor. E tente evitar alimentos com açúcar refinado, que contribuem para o surgimento de cáries e de problemas na gengiva.

Quando devo procurar o dentista?

Se sua gengiva está sangrando e doendo, marque uma consulta com o dentista imediatamente. Assim você poderá fazer uma limpeza ou tratamento e conversar sobre a melhor maneira de cuidar dos seus dentes.

Não se esqueça de avisar o dentista de que está grávida, para que não seja submetida a um raio X durante o primeiro trimestre se não houver absoluta necessidade. Não há restrição médica ao uso de anestesia local para tratamentos dentários durante a gravidez, desde que as substâncias utilizadas seja as recomendadas para gestação.

Se seu dentista estiver preocupado com o tipo de medicamento que pode usar com você, peça a ele para falar com seu obstetra.

SIGA-NOS NO Google News