Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/09/2005 15:03

Sancionada Lei que prevê desfibrilador cardíaco em MS

Aline Avancini
Cassilândia NewsCassilândia News

O governador José Orcírio dos Santos sancionou, nesta terça-feira (20), a lei número 3.062, de autoria do deputado estadual Luizinho Tenório (PT), que prevê a obrigatoriedade da presença de aparelho desfibrilador cardíaco em locais com grande concentração de pessoas, em Mato Grosso do Sul. O decreto, publicado ontem no Diário Oficial do Estado, determina também a capacitação de pessoal para atendimento médico de urgência. O desfibrilador – aparelho utilizado para restabelecer a freqüência cardíaca –, de acordo com a lei, terá de ser disponibilizado em terminais rodoviários, ferroviários, aeroportos, portos e em estabelecimentos com grande aglomeração, como estádios poliesportivos, onde geralmente é registrada presença superior a 1.500 pessoas.
A presença de um desfibrilador, como por exemplo em estádios de futebol, tornou-se uma preocupação depois da morte de jogadores em campo, devido à demora no atendimento médico. Nesse sentido, a legislação estadual e municipal vêm adequando-se à necessidade. Lei municipal de autoria do vereador Celso Ianaze (PMDB) também foi sancionada, há pouco mais de três meses, pelo prefeito Nelsinho Trad, determinando obrigatoriedade do equipamento em locais com mais de mil pessoas.
Para o deputado estadual, a lei em Mato Grosso do Sul vem complementar a que já está em vigor em Campo Grande. “Isso garantirá a vida para milhares de pessoas, que por ventura precisarem de assistência rápida durante uma parada cardíaca”, disse Luizinho, frisando que nesses casos o paciente deve ser socorrido em questão de minutos, para que possa poder ser encaminhado ao hospital ainda com vida. Ainda segundo o parlamentar, os próprios funcionários dos locais, onde o desfibrilador tiver de ser disponibilizado, é que serão treinados para operar o aparelho.
Aplicação da lei
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já está sendo designada uma equipe de médicos do Hospital Regional Rosa Pedrossian para a capacitação desses funcionários. No entanto, não será o Estado que terá de adquirir os aparelhos, mas sim os ginásios, escolas, shoppings com concentração superior a 1.500 pessoas.
“O treinamento é rápido e fácil, além do que o aparelho não custará caro para empresas e instituições como a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por exemplo, a qual precisará adquiri-lo também por causa do Estádio Morenão”, explicou o assessor técnico da Secretaria de Saúde, o médico Sandro Trindade Benites.
Conforme o técnico, a presença do desfibrilador aumenta e muito a sobrevida dos pacientes com parada cardíaca. “Eles serão atendidos na hora e depois encaminhados a um hospital”, falou o médico, frisando que o equipamento é fácil de ser operado. “Algumas famílias, até por medida de segurança, compram o desfibrilador para ter em casa”, observou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)