Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/06/2004 09:51

Samba pode virar patrimônio cultural da humanidade

Alana Gandra / ABr

O samba poderá ser incluído este ano na relação mundial dos bens culturais imateriais que têm de ser preservados . A questão deverá ser abordada durante o I Seminário Regional para a América Latina sobre a Convenção da UNESCO para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil realiza no município fluminense de Parati, na Costa verde, entre os dias 28 e 30 deste mês.

O Coordenador da Unesco no Rio de Janeiro, Pedro Lessa, disse à Agência Brasil que o encontro busca definir as adequações do que foi consensuado entre os 189 países membros da Unesco a respeito da nova Convenção sobre Proclamação de Obras Primas do Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade para aplicação nas legislações locais, no caso no âmbito da América Latina.

A lista do Patrimônio Cultural e Imaterial mundial foi iniciativa do diretor geral da Unesco, Koshiro Matsura. Na 1a. relação das 28 Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, formulada há 2 anos, o Brasil está representado pelas expressões orais e gráficas dos índios Wajãpi, do Amapá. Pedro Lessa informou que os ornamentos criados pelos Wajãpi à base de tintas vegetais, conhecidos como “kusiwa”, e a linguagem própria desenvolvida pela tribo, com cerca de 580 elementos, contaram a favor da decisão.

A relação da Unesco destaca a importância de se exaltar determinadas manifestações da cultura oral, entre as quais a música, como forma de identificar uma sociedade e seus costumes que traduzem o caráter de cultura local de um país ou região e que não se repete no resto do mundo nem sofre os efeitos da globalização, esclareceu Pedro Lessa.

A lista da Unesco é refeita a cada 2 anos e cada país membro pode incluir um bem cultural imaterial a cada publicação, a exemplo do que ocorre com a relação do patrimônio físico mundial, com a idéia de proteger essas manifestações. O projeto de reconhecimento do samba como uma referência brasileira foi encaminhado pelo Ministério da Cultura à Unesco, considerando que reflete uma série de comportamentos e manifestações incorporados pela cultura do Brasil. Pedro Lessa indicou que no samba podem ser identificados a prática das marchas características dos colonizadores portugueses, a questão das penas usadas nas fantasias como influência dos índios e o próprio ritmo da música resultado da influência africana.

Os especialistas internacionais e representantes dos governos latino-americanos que participarão do seminário objetivam estimular a adesão desses países à Convenção e traçar um panorama do patrimônio cultural imaterial no continente. No encerramento do evento, serão divulgadas recomendações com orientações para adequar as legislações específicas que serão aplicadas dentro do contexto jurídico de cada nação, disse Lessa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)