Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Salvo-conduto a Guitiérrez prevê direito de extradição

Érica Santana/ABr - 25 de abril de 2005 - 08:18

O salvo-conduto concedido pelo governo do Equador para autorizar o ex-presidente Lucio Gutiérrez a deixar o país e se tornar um asilado político no Brasil prevê, em seu última parágrafo, o direito do solicitar a imediata extradição do político.

Gutiérrez está sendo acusado pela população equatoriana de ter autorizado o endurecimento da ação policial contra manifestantes que pediam a sua saída nos últimos dias. Centenas de equatorianos ficaram feridos durante os confrontos com os policiais, e pelo menos uma morte foi registrada – a do fotógrafo Julio Garcia.

O governo brasileiro manteve em sigilo as informações sobre a liberação do salvo-conduto do ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez por questões de segurança. O salvo-conduto foi concedido na sexta-feira, mas só foi confirmado oficialmente após a saída de Gutiérrez do país. O documento era necessário para assegurar a integridade e liberdade do presidente deposto até seu embarque para o Brasil.

A autorização foi assinada pelo novo presidente do país, Alfredo Palácio, e pelo ministro das Relações Exteriores do Equador, Antonio Parra Gil. O texto cita, inclusive, a nota diplomática brasileira que objetivava explicar a concessão de asilo político com a proposta de "contribuir com a estabilidade democrática equatoriana e com o retorno a normalidade" da situação interna do país.

Gutiérrez, que foi destituído pela votação de 60 deputados na última quarta-feira (20), desembarcou no Brasil e ficará hospedado no Hotel de Trânsito de Oficiais do Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, até a formalização de seu visto territorial. Na sua chegada, foi recebido por um grupo de mulheres e filhos de militares brasileiros. Lucio Gutíerrez chegou a Brasília acompanhado da mulher Ximena Bohórquez e da filha mais nova do casal, Viviana Estefanía, de 15 anos.

SIGA-NOS NO Google News