Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saltadores vão em busca de vaga olímpica

Agência Brasil - 11 de fevereiro de 2004 - 16:05

O salto ornamental é o esporte radical das modalidades olímpicas aquáticas. É preciso coragem para saltar de 10 metros de altura sem apoio algum. E os saltadores brasileiros Juliana Veloso, Cassius Duran, Ubirajara Barbosa e César Castro partem, nesta sexta-feira (13), para disputar a competição que valerá como Pré-Olímpico: a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, de 18 a 22 deste mês, em Atenas, na mesma piscina onde acontecerão as disputas dos Jogos.

A competição olímpica de saltos tem duas provas: plataforma e trampolim de 3 metros. Cada uma delas pode ter 34 atletas, com no máximo dois por prova, por sexo e país. No Mundial de Barcelona, em julho de 2003, os 12 primeiros já foram classificados, ou seja, restam 22 vagas. A vaga a ser preenchida no Pré-Olímpico é do país e não do atleta, logo, o atleta que obtém a vaga pode não ser o mesmo que estará nas Olimpíadas.

Para carimbar definitivamente seu passaporte, cada atleta deve alcançar a pontuação estabelecida pela Federação Internacional de Natação (Fina) até 15 de julho deste ano, nas seguintes competições: 10º Campeonato Mundial de Barcelona (Jul 2003), 14ª Copa do Mundo 2004 (Fev 2004), Grand Prix Fina 2003 (etapas e Super Final) e Grand Prix Fina 2004 (etapas e Super Final).

Os quatro brasileiros que competirão no Pré-Olímpico de Atenas já conseguiram a pontuação necessária, mas só estarão nas Olimpíadas se conseguirem a vaga para o país, estando entre os 22 primeiros colocados.

"Estamos muito seguros quanto à classificação. Cassius, César e Juliana por muito pouco não conseguiram a vaga em Atenas já no Mundial de Barcelona. Todos estão treinando muito bem", disse Roberto Gonaçalves, técnico do time brasileiro junto com o cubano Francisco Ferrer.

Juliana Veloso saltará a plataforma e o trampolim. Ela foi medalha nos dois aparelhos nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo com prata e bronze. Cassius saltará a prova que lhe deu a prata na República Dominicana: a plataforma. César Castro, duas vezes quarto do mundo no Grand Prix da Fina (2002 e 2003) disputa a sua especialidade, o trampolim de 3 metros. Ubirajara Barbosa, vice-campeão mundial júnior no trampolim de 3 metros sincronizado, saltará a plataforma.

SIGA-NOS NO Google News