Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Salário mínimo rural sobe 5%

Fabiane Sato - 03 de julho de 2007 - 18:51

A convenção coletiva de trabalho definiu no último dia 30 de junho o novo piso salarial do trabalhador rural. O aumento foi de 4,97% subindo de R$ 385 para R$ 404. Os trabalhadores que ganham valores acima do piso terão que negociar diretamente com seus empregadores. Em Mato Grosso do Sul, a convenção coletiva acontece desde 1992 e garante ao empregado e ao produtor rural a possibilidade de chegar a um acordo sem prejuízo de ambas as partes.

Além de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e da Federação dos Trabalhadores (Fetagri), participaram também representantes dos Sindicatos Rurais. “A convenção preserva pontos favoráveis nas relações de empregabilidade”, frisou o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior.

Para o presidente do Sindicato Rural de Coxim, Aristóteles Ferreira Júnior, pressupõe-se que com o acordo exista um plus de benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores. “O objetivo é manter o que está pactuado na convenção coletiva. A convenção amplia e melhora a relação trabalhista entre as partes”, destaca.

Outra vantagem apontada pelo líder sindical é que a convenção diminui os conflitos trabalhistas na área rural. “Isso diminui o número de processos e desentendimentos na área trabalhista”, alerta Aristóteles.

Negociação
Inicialmente, os trabalhadores rurais queriam um reajuste de 13%, mas os produtores insistiram nos números dos custos de produção e no acumulo de prejuízos ao longo desses cinco anos no Estado. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Ronei Fucks, também apresentou a convenção salarial de outros setores da economia. !

O novo salário é vigente até dia 30 de junho de 2008. Depois deve ser estabelecida uma nova convenção. A cópia do termo aditivo da convenção coletiva de trabalho 2007/2008 encontra-se no site do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br).


SIGA-NOS NO Google News