Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/07/2007 18:51

Salário mínimo rural sobe 5%

Fabiane Sato

A convenção coletiva de trabalho definiu no último dia 30 de junho o novo piso salarial do trabalhador rural. O aumento foi de 4,97% subindo de R$ 385 para R$ 404. Os trabalhadores que ganham valores acima do piso terão que negociar diretamente com seus empregadores. Em Mato Grosso do Sul, a convenção coletiva acontece desde 1992 e garante ao empregado e ao produtor rural a possibilidade de chegar a um acordo sem prejuízo de ambas as partes.

Além de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e da Federação dos Trabalhadores (Fetagri), participaram também representantes dos Sindicatos Rurais. “A convenção preserva pontos favoráveis nas relações de empregabilidade”, frisou o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior.

Para o presidente do Sindicato Rural de Coxim, Aristóteles Ferreira Júnior, pressupõe-se que com o acordo exista um plus de benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores. “O objetivo é manter o que está pactuado na convenção coletiva. A convenção amplia e melhora a relação trabalhista entre as partes”, destaca.

Outra vantagem apontada pelo líder sindical é que a convenção diminui os conflitos trabalhistas na área rural. “Isso diminui o número de processos e desentendimentos na área trabalhista”, alerta Aristóteles.

Negociação
Inicialmente, os trabalhadores rurais queriam um reajuste de 13%, mas os produtores insistiram nos números dos custos de produção e no acumulo de prejuízos ao longo desses cinco anos no Estado. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Ronei Fucks, também apresentou a convenção salarial de outros setores da economia. !

O novo salário é vigente até dia 30 de junho de 2008. Depois deve ser estabelecida uma nova convenção. A cópia do termo aditivo da convenção coletiva de trabalho 2007/2008 encontra-se no site do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)