Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiu a convocação para o Mundial de Halterofilismo

CPB - 21 de fevereiro de 2006 - 07:37

Os brasileiros já sabem quais são os atletas convocados para o Mundial de Halterofilismo Paraolímpico, entre os dias 1º e 12 de maio, na cidade de Busan, Coréia do Sul. Os cinco melhores colocados do Torneio Seletivo da modalidade, realizado no último sábado (18), em São Paulo, foram João Euzébio e Maria Luzineide, do Rio Grande do Norte, Alexsander Whitaker, de São Paulo, Alexandre Pereira Gouveia, do Rio de Janeiro, e Josilene Alves, de Goiás.

O Torneio reuniu mais de 30 atletas de todo o Brasil, entre eles apenas três mulheres. Mas foram justamente elas os principais destaques da competição, afinal Josilene Alves e Maria Luzineide alcançaram o índice que lhes dava a garantia da vaga*. “A concentração, a técnica e a força foram os principais fatores para conquistar o meu lugar no Mundial. Tenho uma grande responsabilidade agora e preciso treinar forte para isso”, afirma Maria Luzineide, que é da categoria até 44kg e levantou 75kg no Torneio.

A goiana Josilene Alves também está feliz da vida com a convocação. Segundo ela, seu principal objetivo nos próximos meses é intensificar os treinamentos para o Mundial, quando vai buscar uma medalha e o sonhado lugar para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008. “Vou treinar de segunda a segunda se for preciso. Conseguir a vaga foi uma grande conquista”, diz Josilene. “O fato de duas mulheres terem se classificado engrandece e fortalece o halterofilismo brasileiro feminino. O Torneio foi bem organizado e bastante produtivo. Os critérios de seleção foram claros”, completa.

Entre os homens, as perspectivas de que Alexsander Whitaker e João Euzébio, representantes do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de 2004, conquistariam vagas para o Mundial eram grandes. Whitaker, quarto colocado em Atenas, está ansioso pela realização do Mundial. No Torneio, Alexsander competiu na categoria até 67,5Kg e levantou 190Kg. “Fiquei com um certo nervosismo no início, mesmo que meus resultados fossem um pouco esperados. Pretendo melhorar ainda mais a minha marca e ultrapassar os 200Kg. Vou brigar pela medalha e pela conquista da vaga para os Jogos de Pequim”, afirma Alexsander com confiança. Alexandre Gouveia, do Rio de Janeiro, também foi outro destaque do Torneio. Competindo na categoria até 52Kg, o halterofilista levantou 125Kg.

Atletas selecionados para o Mundial (por estado), categoria e peso levantado no Torneio:

Goiás: Josilene Alves (Goiânia), categoria 67,5Kg, levantou 102,5Kg.

São Paulo: Alexsander Whitaker (capital), categoria 67,5Kg, levantou 190Kg.

Rio de Janeiro: Alexandre Pereira (Niterói), categoria 52Kg, levantou 125Kg.

Rio Grande do Norte (Todos de Natal): João Euzébio Batista, categoria 82,5Kg, levantou 180Kg, e Maria Luzineide, categoria 44Kg, levantou 75Kg.

* Critérios para a conquista das cinco vagas: Foram convocados os atletas que obtiveram marcas iguais ou superiores a 90% do décimo colocado do ranking do Comitê Paraolímpico Internacional nas suas respectivas categorias. Como apenas Maria Luzineide, Josilene Alves e Alexsander Whitaker atingiram o índice mínimo, foram escolhidos os melhores índices técnicos entre os atletas qualificados. Os outros dois melhores colocados foram João Euzébio e Alexandre Gouveia

SIGA-NOS NO Google News