Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saída de Palocci abalou mercado financeiro hoje, mas

Flávia Albuquerque/ABr - 28 de março de 2006 - 17:50

A saída de Antonio Palocci do ministério da Fazenda não deve provocar grandes surpresas no mercado financeiro, na avaliação do presidente da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), Edmilson Loureiro de Lyra. Segundo ele, "o mercado está sofrendo um pouco hoje", mas não haverá mudanças na política econômica.

"Se pudéssemos esperar mudanças na política econômica por parte do governo do PT (Partido dos Trabalhadores), isso teria acontecido há três anos, quando o PT assumiu. O que se assistiu foi a balança comercial batendo recordes, o risco Brasil caindo, o dólar caindo e a inflação contida".

Na avaliação de Lyra, não há motivos para mudanças na política econômica, principalmente em um ano eleitoral. "A tendência de queda dos juros vai se manter, mas com cautela. O governo não seria irresponsável a ponto de baixar os juros em 1,5% ou 2%", disse.

O fato de Guido Mantega, que assumiu o ministério da Fazenda no lugar de Antonio Palocci, ter feito críticas à política econômica no passado, também não inquieta o mercado financeiro, segundo o presidente da Abamec. "Isso não justificaria medidas agressivas. Uma coisa é criticar fora da pasta, outra coisa é assumir a pasta. Guido Mantega hoje tem a responsabilidade da manutenção da política econômica, porque esse é o grande trunfo do governo".

SIGA-NOS NO Google News