Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/11/2004 07:05

Saiba quem foi o economista Celso Furtado

Agência Brasil

Brasília - Celso Furtado nasceu, em 1920, em Pombal, Paraíba. Entre 1944 e 1945, participou da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália. Doutor em Economia pela Universidade de Paris-Sorbonne, figurou entre os maiores pensadores mundiais de seu tempo, sendo inclusive candidato ao prêmio Nobel de Economia.

Desde os anos 50, Furtado desenvolveu teorias sobre o desenvolvimento econômico e estudou em profundidade a história econômica do Brasil e a da América Latina. Seus livros Formação Econômica do Brasil e A Economia Latino-Americana foram traduzidos para uma dezena de línguas, inclusive para o chinês e o persa, e influenciaram a famosa Escola dos Anais, como reconheceu um de seus fundadores, o historiador Fernand Braudel. Seus estudos sobre a história dos Estados Unidos e a formação do capitalismo na Europa são considerados clássicos.

Em 1953, o economista presidiu o grupo misto da Organização das Nações Unidas, responsável pela elaboração do estudo sobre a economia brasileira adotado como base do Plano de Metas do governo Kubitschek, dois anos depois.

Em seus trabalhos mais recentes, Furtado analisa o impacto da transnacionalização e da globalização na economia capitalista contemporânea. Da mesma forma, ele também aprofunda seus estudos sobre as dimensões culturais e sociais do desenvolvimento.

Como homem público tornou-se conhecido por ocasião da criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1958, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Posteriormente, ele ocupou o posto de ministro do Planejamento do governo João Goulart.

Em seguida ao golpe militar de 1964, Furtado teve seus direitos políticos cassados e viveu no exílio, primeiro nos Estados Unidos, como professor da Universidade de Yale, e depois na França, como professor da Universidade de Paris (1965-85) e da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Com a redemocratização do país, foi embaixador do Brasil junto à Comunidade Econômica Européia, em Bruxelas, e, depois, ministro da Cultura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)