Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba quais são as principais DST's

Irene Lobo / ABr - 22 de julho de 2004 - 13:49

No Brasil, a maior parte das DST’s é causada por vírus e não tem cura. Elas podem provocar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros ou com problemas de saúde, deficiência física ou mental e câncer.

A mais incidente na população brasileira é o herpes genital, que causa feridas dolorosas nos órgãos sexuais. Outra DST muito comum é o condiloma ou vírus do papiloma humano (HPV), caracterizado por verrugas genitais. Nesse caso, o maior perigo é que a doença se transforme num câncer de colo de útero. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que mais de quatro mil mulheres morreram em decorrência deste tipo de câncer em 2003.

A sífilis também é uma DST que preocupa as autoridades de saúde. O maior risco é o contágio de mulheres gestantes. Se não for tratada, a doença é transmitida para o feto, que nasce com má-formação. O Ministério da Saúde estima que ocorram por ano entre 15 e 20 mil casos de sífilis congênita, embora apenas quatro mil casos sejam notificados por ano.

As DST’s também são consideradas “portas de entrada” para o vírus HIV. Em alguns caos, o risco de infecção pelo vírus da aids pode aumentar em até 18 vezes. O programa de aids do governo brasileiro estima que 10 milhões de pessoas sejam portadoras de alguma DST. Destas, 600 mil têm aids. A única forma de se prevenir contra as DST’s e a aids é usar o preservativo.

SIGA-NOS NO Google News