Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba quais materiais escolares podem oferecer risco às crianças

Agência do Rádio - 08 de janeiro de 2015 - 13:03

 Com a volta às aulas, os pais devem prestar bastante atenção na hora de comprar o material escolar. É que muitos objetos podem oferecer riscos às crianças, como tesoura de ponta, régua, cola e caneta, que podem ter algum componente tóxico. A copeira Valderei Maria Costa é cuidadosa na hora de comprar o material que os filhos de seis e dezesseis anos vão levar para a escola.

"A atenção maior que eu tenho é com a tesoura. Com ponta é mais perigoso, pode cair, furar e vai cortar só papel e no caso quem vai manusear é uma criança, então eu sempre olho. Inclusive tesoura lá em casa eu não deixo a vista de jeito nenhum, eu escondo".

 A coordenadora geral de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, Marta Silva, explica quais cuidados os pais devem ter ao escolher o material escolar dos filhos pequenos na volta às aulas.

"Na hora da compra dos materiais escolares, de todo o kit de volta às aulas, os pais, os responsáveis, devem estar muito atentos a uma série de cuidados para prevenir acidentes com as crianças. Então a escolha do material escolar deve ir além da pesquisa de preço. Os pais devem sempre procurar com muita atenção e com muito cuidado todo material escolar, todos os objetos que sejam sem pontas finas, por exemplo, tesouras que sejam arredondadas, evitar brinquedos que atirem objetos no ar por isso pode atingir outra criança, pode machucar pode inclusive furar um olho e que não solte peças, borrachas com aromas e desenhos, massas de modelar, às vezes ela leva na boca, nas tintas se elas são atóxicas. Todo cuidado é pouco. A criança não tem noção do perigo".

 A coordenadora geral de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, Marta Silva, alerta sobre os acidentes que podem acontecer caso o pai ou responsável não tenha cuidado na hora da escolha do material escolar.

"Dentre os acidentes que podem acontecer envolvendo o uso do material escolar, a gente pode ter desde cortes, perfurações, seja por tesouras, por estilete, por compasso, mas também podemos ter intoxicações, seja decorrente das tinturas, de material emborrachado e outros materiais, por exemplo, borracha com aroma e desenho, massa de modelar, como também engasgamento, asfixia, ferimentos de varias partes do corpo".

 Para evitar risco de acidentes com material escolar, a recomendação do Ministério da Saúde é que os pais ou responsáveis evitem comprar objetos muito pequenos ou que tenham peças que se soltem. A cola e a tinta não podem ser tóxicas e a tesoura não deve ter ponta. A embalagem dos objetos precisa ser observada. O material deve sempre seguir as normas do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Reportagem, Karina Chagas

SIGA-NOS NO Google News