Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/01/2015 13:03

Saiba quais materiais escolares podem oferecer risco às crianças

Agência do Rádio

 Com a volta às aulas, os pais devem prestar bastante atenção na hora de comprar o material escolar. É que muitos objetos podem oferecer riscos às crianças, como tesoura de ponta, régua, cola e caneta, que podem ter algum componente tóxico. A copeira Valderei Maria Costa é cuidadosa na hora de comprar o material que os filhos de seis e dezesseis anos vão levar para a escola.

"A atenção maior que eu tenho é com a tesoura. Com ponta é mais perigoso, pode cair, furar e vai cortar só papel e no caso quem vai manusear é uma criança, então eu sempre olho. Inclusive tesoura lá em casa eu não deixo a vista de jeito nenhum, eu escondo".

 A coordenadora geral de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, Marta Silva, explica quais cuidados os pais devem ter ao escolher o material escolar dos filhos pequenos na volta às aulas.

"Na hora da compra dos materiais escolares, de todo o kit de volta às aulas, os pais, os responsáveis, devem estar muito atentos a uma série de cuidados para prevenir acidentes com as crianças. Então a escolha do material escolar deve ir além da pesquisa de preço. Os pais devem sempre procurar com muita atenção e com muito cuidado todo material escolar, todos os objetos que sejam sem pontas finas, por exemplo, tesouras que sejam arredondadas, evitar brinquedos que atirem objetos no ar por isso pode atingir outra criança, pode machucar pode inclusive furar um olho e que não solte peças, borrachas com aromas e desenhos, massas de modelar, às vezes ela leva na boca, nas tintas se elas são atóxicas. Todo cuidado é pouco. A criança não tem noção do perigo".

 A coordenadora geral de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, Marta Silva, alerta sobre os acidentes que podem acontecer caso o pai ou responsável não tenha cuidado na hora da escolha do material escolar.

"Dentre os acidentes que podem acontecer envolvendo o uso do material escolar, a gente pode ter desde cortes, perfurações, seja por tesouras, por estilete, por compasso, mas também podemos ter intoxicações, seja decorrente das tinturas, de material emborrachado e outros materiais, por exemplo, borracha com aroma e desenho, massa de modelar, como também engasgamento, asfixia, ferimentos de varias partes do corpo".

 Para evitar risco de acidentes com material escolar, a recomendação do Ministério da Saúde é que os pais ou responsáveis evitem comprar objetos muito pequenos ou que tenham peças que se soltem. A cola e a tinta não podem ser tóxicas e a tesoura não deve ter ponta. A embalagem dos objetos precisa ser observada. O material deve sempre seguir as normas do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Reportagem, Karina Chagas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)