Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba quais gastos com saúde podem ser deduzidos do imposto de renda

Campo Grande News - 15 de abril de 2015 - 13:14

Faltam 15 dias para encerrar o prazo para submeter a declaração do imposto de renda à Receita Federal. Até agora, quase 11 milhões de declarações foram feitas em todo o Brasil e a expectativa é que o número chegue a 27,5 milhões.

Em Mato Grosso do Sul, são 136 mil declarações até o momento, mas até o final do período o índice pode chegar a 365 mil. Para quem ainda tem dúvidas sobre deduções de saúde, o Campo Grande News preparou um guia com orientações.

O que vale - Segundo a auditora fiscal Adalgisa Fugita, delegada-adjunta da Receita, tudo o que está relacionado à tratamentos de saúde pode ser deduzido.

Ou seja, não apenas gastos comprovados com planos de saúde, consultas ou tratamentos médicos, mas também com dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo, além de exames clínicos como coleta de sangue, raio-X, entre outros.

Aparelhos - "Caso o profissional receite aparelho ortopédico ou ortodôntico, o custo com esses aparelhos pode ser deduzido, mas, para isso, o declarante precisa ter em mãos o laudo médico que comprove a necessidade do equipamento, além de ter especificado esses gastos na nota fiscal do profissional de saúde", explica a delegada.

A regra também vale não só para o titular da declaração, mas caso o declarante tenha dependentes.

"Se o dentista receita um aparelho ortodôntico, por exemplo, ele precisa emitir ao cliente um laudo comprovando a necessidade e, ao expedir sua nota fiscal, precisa especificar nela os valores cobrados pelo aparelho e pelo serviço", detalha Fugita.

Dados detalhados - A auditora também explica que, no recibo entregue pelo profissional após os serviços prestados, deve constar, além de dados do profissional, informações como o endereço do consultório médico, por exemplo.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas diretamente no site da Receita Federal, pelo endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/perguntas-frequentes.

SIGA-NOS NO Google News