Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba onde vai ter campanha contra febre aftosa

Mapa Imprensa - 29 de outubro de 2004 - 06:32

Começa no dia 1º de novembro em 15 unidades da federação a última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa do ano, envolvendo mais de 118 milhões de animais, o que representa aproximadamente 62% do rebanho nacional, de 191,2 milhões. Até o dia 30 de novembro, deverão imunizar seus rebanhos os criadores dos estados do Acre, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte centro-oeste de Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

No caso de Minas Gerais, a segunda etapa a vacinação atingirá apenas o rebanho com idade abaixo de 24 meses localizado no Circuito Pecuário Centro-Oeste (cerca de 5 milhões de cabeças). O estado do Amazonas também integra o calendário de novembro, mas antecipou a campanha para outubro e a imunização estende-se por dois meses. A medida se justifica devido a extensão territorial do estado e dificuldade de acesso a localidades mais distantes.

Em alguns estados, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que possuem os maiores rebanhos do país, com 24,6 milhões e 24,9 milhões de cabeças, respectivamente, a campanha de vacinação tem três etapas. Na primeira etapa, em fevereiro, a vacinação nestes estados atingiu animais com idade abaixo de 12 meses. Em maio, na segunda etapa, foram vacinados animais com idade abaixo de 24 meses.

No Mato Grosso, nesta última etapa, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) informa que serão disponibilizadas 29 milhões de doses da vacina e 750 técnicos do órgão estão envolvidos na campanha. Neste período, os pecuaristas deverão adquirir e aplicar as vacinas.

Atualmente, segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 84% do rebanho brasileiro têm reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa com vacinação. Graças a essa condição, o país está ampliando mercados para as exportações do setor. No ano passado, as vendas externas de carne bovina somaram cerca de US$ 1,5 bilhão.

Prioridade - O ministro Roberto Rodrigues destaca que para erradicar a febre aftosa no território nacional devem ser adotadas três medidas: fortalecer os serviços de atenção veterinária, um envolvimento mais profundo do setor privado nos programas de erradicação da doença e atuação integrada do Brasil e seus vizinhos sul-americanos. Ele considera a erradicação da aftosa no país como uma das prioridades de sua gestão.

SIGA-NOS NO Google News