Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2006 12:43

Saiba o que é e como prevenir a leishmaniose

Fernanda Mathias / Campo Grande News

A Leishmaniose Visceral é uma doença que atinge cães e o homem e que pode levar à morte. A doença é causada por protozoário e tem no cão o principal hospedeiro. Hoje a doença é vista com atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ficando, em grau de preocupação, atrás apenas da pela malária dentre as doenças transmitidas por protozoários. Quem transmite a leishmaniose é o mosquito flebotomíneo, conhecido como palha, quando infectado. O inseto costuma se reproduzir onde há acúmulo de lixo, restos de frutos e folhas secas, por isso a importância de manter os ambientes limpos.

Outro método de prevenção é a pulverização. Para os cães a orientação de clínicas é o plantio de plantas repelentes como citronela e uso de produtos veterinários específicos, além da vacinação. Em caso de infecção do animal a eutanásia é a orientação. A leishmaniose provoca nos cães feridas e queda de pêlos ao redor dos olhos e focinho; emagrecimento; ferida na ponta da orelha; crescimento e deformação das unhas; sangramento pelo nariz e dificuldade de locomoção. Animais sob suspeita devem ser encaminhados ao veterinário ou ao CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) para diagnóstico e exame clínico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)