Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba o motivo pelo qual hoje é uma data histórica para Chapadão dos Sul

Jovem Sul News - 21 de abril de 2014 - 08:13

Neste dia 21 de abril de 2014, o Comendador Júlio Alves Martins comemora 42 anos de sua chegada na região. Na tarde daquele dia ensolarado, de 1.972, após almoçar em Cassilândia, vindo de Frederico Westhalen (RS), com escala em Cascavel, depois Ponta Porã, Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Campo Grande e finalmente, em Cassilândia, partiu para o Pouso Frio.

Com o primeiro comprador de terras para a região, realizou um pouso seguro na MS-306, no Pouso Frio, nas cabeceiras do Rio Aporé, que divide o Estado com Goiás. No dia seguinte, 22 de abril, partiu de Cassilândia para Bauru (SP) e depois, após fechado o primeiro negócio de terras no Chapadão do Pouso Frio, 25.000 hectares, (10 Km x 25 Km) voaram para Londrina e depois Santo Ângelo, quando fechou 24 horas de voo. Estava a bordo do Cesna 170 PP DPQ, o Dr. Roque da Silva Prates (gerente do Banco do Brasil), procurador do comprador das terras, José Vicente Silva e o então sócio de Júlio Martins, na corretagem, Henrique Porto Franzen, o Chico Barreto.

Naquele dia, 21 de abril, iniciava-se a saga de um hábil negociante, que culminou com a colonização da região, com seus conterrâneos inicialmente e mais tarde a fundação da cidade e a emancipação do Município de Chapadão do Sul.

O progresso alcançado na região motivou Júlio Martins a transferir a sua família para o Município, onde mora até os dias atuais.

Para promover o desenvolvimento acelerado da cidade, doou mais de 300 terrenos para várias entidades representativas, igrejas, colégios, escolas públicas, órgãos públicos, faculdade, clubes e até para famílias de menor poder aquisitivo.

Neste ano de 2014, Júlio Martins mandou confeccionar quadros com fotos de uma pequena parte das doações realizadas, para que fique eternizado o seu desprendimento em nome do desenvolvimento da cidade e da região.

Para perpetuar a história, Júlio Martins trabalha incansavelmente com registros do seu intenso trabalho para a colonização e o desenvolvimento da região. Mandou construir um museu particular, uma praça e várias publicações que contam a sua história e a de Chapadão do Sul. No museu estão aviões, veículos, máquinas, equipamentos, utensílios, que fazem parte da história da vida do fundador e do próprio município. O museu está construído no local onde iniciou-se a fundação da cidade, aprovação do loteamento, do distrito e a condução do processo de emancipação, na Avenida Quatro, centro da cidade.

Desde o início da cidade, recebe frequentemente em sua casa, na Fazenda Júlio Martins, políticos, Presidente da República, Governadores, Ministros, Senadores, Deputados, estudiosos, curiosos e alunos da sua cidade, que buscam informações e aprendizagem sobre a história da região, da cidade, da fauna e da flora. Mantem Júlio Martins 1.500 hectares de mata nativa em sua fazenda. A mais de 30 anos recebe alunos na fazenda. Os políticos, entusiasmados com o crescimento e o desenvolvimento da região, sempre atenderam às solicitações de Júlio Martins para promover o crescimento.

Somente em um encontro, na Fazenda Júlio Martins, reuniram-se prefeitos de 16 municípios da região, Deputados e o primeiro Governador de Mato Grosso do Sul, Harry Amorim Costa.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

SIGA-NOS NO Google News