Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba mais sobre os riscos das dietas conhecidas como “milagrosas”

Agência do Rádio - 27 de fevereiro de 2014 - 07:19

 A busca pelo corpo perfeito pode ser um perigo para a saúde. A jornalista Osmaria Cunha, por exemplo, queria perder peso para estar em forma no Carnaval deste ano. Depois de arriscar uma dieta sem orientação médica, ela conta que os resultados não foram positivos.

"Acabei deixando pra última hora, eu queria perder uns três quilos para o carnaval aí eu deixei pra fazer uma dieta dez dias antes do carnaval substituindo o almoço por shakes e chás isso me acarretou uma fraqueza no corpo, dores nos rins, nas costas, ou seja, eu fiquei fraca, parei no hospital e a médica pediu pra eu suspender essa dieta e voltar a minha alimentação."

 O cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia, Stephan Lachtermacher, faz um alerta sobre os riscos de seguir as dietas conhecidas como "milagrosas", principalmente aquelas que oferecem fórmulas vendidas sem prescrição médica.

"Realmente tem muito perigo, principalmente, a utilização de fórmulas onde é misturado diuréticos com anfetaminas, hormônios tireoidianos, para realmente ter a perda de peso e na verdade o que você perde na fase inicial é muito é líquido, então você desidrata o organismo fazendo os grandes males da desidratação, a pessoa apresenta tontura, fraqueza, hipotensão, letargia, principalmente arritmias que são potencializadas com esses tipos de medicações."

O cardiologista Stephan Lachtermacher diz ainda que não existem milagres e destaca que o ideal é buscar hábitos saudáveis.

"Bons hábitos de vida, evitar tabagismo, bebida alcoólica moderada, isso sim que traria bem estar do organismo. Sempre ter uma dieta balanceada, prática de atividades físicas, a gente preconiza atividade física regular, no mínimo cinco vezes por semana, durante 40 minutos."

O Ministério da Saúde oferece para a população opções para combater o sedentarismo e a obesidade no país. Mais de 2.700 municípios receberam investimentos do ministério para construir ou adaptar as academias da saúde, que disponibilizam equipamentos para exercício físico com orientação profissional e abrem espaço para palestras, oficinas de artes cênicas e dança. Para saber mais sobre o programa Academia da Saúde, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Hortência Guedes

SIGA-NOS NO Google News