Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/07/2006 18:40

Saiba mais sobre Gianfrancesco Guarnieri

Wikipédia

Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Marinenghi de Guarnieri (Milão, Itália, 6 de Agosto de 1934 - São Paulo, 22 de Julho de 2006) foi um ator e dramaturgo ítalo-brasileiro. Por conta do fascismo que tomava conta da Itália, seus pais - o Maestro Edoardo Guarnieri e a Harpista Elza Guarnieri - decidiram vir para o Brasil em 1936 e se estabeleceram no Rio de Janeiro.

No início dos anos 50 a família se mudou para São Paulo. Líder estudantil desde a adolescência, Guarnieri começou a fazer teatro amador com Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha - e um grupo de estudantes de São Paulo, e em 1955 criaram o Teatro Paulista do Estudante, com orientação de Ruggero Jacobbi. No ano seguinte, o TPE uniu-se ao Teatro de Arena de São Paulo, fundado e dirigido por José Renato. Dessa fusão resultou o Teatro de Arena, que se celebra como grande marco da dramaturgia nacional comprometida com os interesses populares.

Sua peça de estréia, como dramaturgo, foi Eles Não Usam Black-Tie, encenada em 1958 pelo Teatro de Arena. A direção foi de José Renato e o elenco contou com grandes talentos que começavam a despontar no teatro brasileiro, como o próprio Guarnieri, Lélia Abramo, Miriam Mehler, Flávio Migliaccio e Milton Gonçalves. O sucesso foi maciço, a peça e o autor premiadas pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, e o Arena ficou famoso. Paralelamente, o diretor Roberto Santos dava o ponta-pé inicial no Cinema Novo com o filme "O Grande Momento", protagonizado por Guarnieri e Miriam Pérsia.

Atento a isso, o diretor Sandro Polloni encomendou uma peça a Guarnieri para ser encenada pela companhia de Maria Della Costa, esposa de Sandro e de cuja companhia teatral ele era o diretor. Guarnieri saiu do Arena por um tempo para poder realizar esse trabalho com Maria Della Costa e em 1959 veio à luz Gimba, Presidente dos Valentes. Era o primeiro trabalho de Guarnieri em palco italiano e a direção ficou a cargo de Flávio Rangel. A encenação foi espetacular e a peça passou os meses seguintes excursionando a Europa, sendo apresentada no Festival das Nações, na França.

Guarnieri foi um dos principais integrantes do Teatro de Arena de São Paulo. Em parceria com Augusto Boal, foi autor dos musicais Arena Conta Zumbi e Arena Conta Tiradentes.

Gianfrancesco Guarnieri casou-se pela primeira vez em 19 de maio de 1958 com a jornalista Cecília Thompson, com quem teve os filhos Flávio Eduardo (nascido em Lisboa em 1959) e Paulo (nascido em São Paulo em 1961), também atores. Separou-se de Cecília em julho de 1965 e, em dezembro desse mesmo ano, casou-se com Vanya Sant'Anna. O casal tem três filhos, Cláudio, Fernando e Mariana. Guarnieri tem sete netos. Seu último papel foi na novela Belíssima da Rede Globo, do autor Sílvio de Abreu. Faleceu aos 71 anos em São Paulo, em decorrência de uma insuficiência renal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)