Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba mais sobre a ministra Dilma Rousseff

ABr - 21 de junho de 2005 - 07:40

Dilma Rousseff é natural do estado de Minas Gerais e tem 57 anos. É formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em teoria econômica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde cursa doutorado. Antes de comandar o Ministério de Minas e Energia, coordenou a equipe de infra-estrutura durante o período de transição entre os governos Fernando Henrique e Lula.

Dilma Rousseff foi secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-88), presidente da Fundação de Economia e Estatística do estado do Rio Grande do Sul (1991-93) e secretária de estado de Energia, Minas e Comunicações (1993-94 e 1999-2002). Durante a década de 1960, participou de diversos movimentos de esquerda, como a Política Operária (Polop) e o Comando de Libertação Nacional (Colina).

Em 2001, Dilma Rousseff se filiou ao PT, depois de ter ocupado cargos políticos pelo PDT, e foi secretária de Minas e Energia no governo de Alceu Collares, no Rio Grande do Sul. A ministra ocupou o mesmo cargo na administração petista de Olívio Dutra.

À frente do MME, a ministra defendeu que o governo federal não privatizasse qualquer grande empresa geradora do Brasil nem reestatizasse empresas privadas. Afirmava que o grande compromisso do governo Lula na área é "jamais aceitar que o país passe mais por situações de racionamento", como o de 2001, que provocou queda da produção industrial.

Em entrevista no início deste ano, Dilma destacou que o setor elétrico atravessa um momento bem diferente do vivido em 2003, primeiro ano do governo Lula, em que "sangrou na carne": "Constituímos um marco regulatório que sofrerá melhorias e ajustes, mas que cumpre a função de estabilizar e dar cenários de médio e longo prazos para as parcerias que os agentes podem estabelecer entre eles".

SIGA-NOS NO Google News