Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba em que setores vale a pena investir na Bolsa

Portal Terra - 04 de dezembro de 2012 - 06:46

Começar a investir na Bolsa é certeza de estar acompanhado por uma série de dúvidas: tal qual um jogo de apostas, a Bovespa, assim como as Bolsas de outros países, exigem jogo de cintura e atenção constante. \"Com a crise mundial, já não dá para comprar a ação e deixá-la parada. Quando cai, é hora de comprar. Quando sobe, é hora de vender\", recomenda o gerente de relação com os investidores da Unique Investimentos, Gilberto Lopes. Saiba em quais setores vale apostar agora para ter lucro depois.

Infraestrutura
Com a melhora do poder aquisitivo dos brasileiros, as classes C e D agora começam a desfrutar de condições de vida mais satisfatórias. O boom do consumo signifca mais rentabilidade para empresas das áreas de infraestrutura. Com mais dinheiro no mercado, tendem a subir ações de organizações ligadas ao setor. \"A área de construção está em alta, assim como empresas que têm concessão de rodovias. Com cada vez mais gente nas estradas, é uma área que só tem a crescer\", diz integrante do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) Afonso Arthur Neves Baptista. O maior poder aquisitivo também deve reforçar a operação de instituições ligadas à construção civil. Eventos como Copa do Mundo e Olimpíada também são responsáveis pelas boas perspectivas para a área.

Energia elétrica
O início de setembro marcou o anúncio da redução nos preços da energia elétrica, que devem cair em 16% para o segmento residencial e 28% para o setor industrial. A medida refletiu instantaneamente no valor das ações de empresas do setor: a Cesp, geradora controlada pelo estado de São Paulo, teve queda de 6% já no dia seguinte ao anúncio. Mas, segundo o gerente da Unique, a perspectiva é de que o mercado se recupere. \"Como as ações despencaram, pode ser um bom momento para comprá-las. Essa é uma dica que vale para qualquer setor, desde que não esteja vivendo uma crise grave. É preciso conhecer a empresa e aproveitar os momentos de queda\", ensina Lopes.

Bancos
Esse é para quem quer investir com um pouco mais de segurança. \"O setor bancário nunca deixou seus investidores em apuros\", diz. Segundo o conselheiro do Corecon-SP, bancos podem garantir até mais de 15% de lucro ao ano, além dos dividendos. \"Essa é uma ação mais segura, a pessoa dificilmente vai perder\", acrescenta. Enquanto a crise mundial reflete no desempenho de organizações ligadas ao mercado internacional, os bancos ficam protegidos pela legislação brasileira. \"Se um banco está mal na Espanha, por exemplo, não significa que a mesma empresa esteja mal no Brasil\", diz.

SIGA-NOS NO Google News