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Saiba converter buscas em vendas no m-commerce

Portal Segs - 25 de junho de 2015 - 09:30

A mobilidade mudou completamente o modo como vivemos, nos relacionamos e compramos. Hoje é cada vez maior o número de consumidores que preferem adquirir produtos online em vez de irem até lojas físicas. Para isso, antes da compra, o cliente se informa sobre o produto fazendo pesquisas, lendo resenhas, blogs e comparando preços e marcas.

A maior facilidade em obter informações sobre um determinado produto representa um desafio para o setor do varejo, mas ao mesmo tempo também cria oportunidades. Para aumentar as vendas e alavancar a receita, é preciso que as pesquisas online sejam convertidas em vendas. Afinal, usar estratégias para aumentar os visitantes aos sites (como SEO ou mídia programática) é bem diferente e conseguir que essas visitas sejam convertidas em vendas.

Navegação mobile x Navegação web – Navegação mobile e navegação web são experiências diferentes, já que na navegação mobile o consumidor está em trânsito e tem menos tempo disponível para realizar a pesquisa. Em comum, o consumidor está ocupado com outras tarefas enquanto busca informações sobre o produto. Pesquisas indicam que o consumidor ocupado é mais rápido na decisão de compra, buscando as novidades e comprando quase que por impulso aquilo que lhe interessa. Já nas lojas físicas o consumidor avalia ainda mais as condições e de comparar ofertas e promoções.

Apesar disso, tanto o consumidor sem tempo quanto o que tem perfil avaliador têm grande propensão a comprar cada vez mais online – via mobile – do que em uma loja física. Isso é bastante significativo e deve ser levado em conta pelas empresas que investem em search mobile.

O CEO da Viewit Mobile (www.viewit.com.br), César Bonadio, fala sobre algumas das estratégias que a empresa tem expertise em implementar para melhorar as conversões de busca para efetivação de compra no mobile commerce:

Proporcionar busca rápida e simples: É importante que o mobile site consiga apresentar ao consumidor exatamente o que ele busca ao navegar e pesquisar. Especificamente para o mobile, devido às telas menores, é importante entregar experiências relevantes, simples e de fácil entendimento. Por isso, é necessário ter cuidado especial com o layout da página de resultados de buscas.

Priorizar as informações relevantes: As principais informações sobre o produto também devem estar em destaque. Se o m-commerce possuir uma loja física, é interessante incluir dados do local.

Usar linguagem adequada: A empresa especialista em mobile sites saber dar preferência às linguagens adequadas aos usuários de smartphones.

Oferecer um caminho curto: Eliminar todos os clicks e caminhos que forem desnecessários. Usuários de smartphones gostam de rolar a tela e clicar, mas não de ficar digitando.

Disponibilizar filtros: Vários, se for possível, e de maneira condizente com o tamanho do negócio. Se um consumidor estiver buscando algo não tão popular e tiver que rolar a tela diversas vezes até encontrar o que procura, o site terá grandes chances de perder essa venda.

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