Cassilândia, Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

06/08/2016 13:08

Saiba como vai ser disputado o rúgbi no Rio 2016

EBC

Oficialmente, as primeiras regras do rúgbi surgiram na Rugby School, localizada em Rugby, na Grã-Bretanha. A primeira federação nacional, a Rugby Football Union, da Inglaterra, foi formada em 1871.

Durante uma partida de futebol em 1823, um estudante da Rugby School, William Webb, pegou a bola com as mãos e correu até o gol. A história é reconhecida oficialmente e muitos defendem o lance como a origem da modalidade. Outra vertente histórica aponta que a modalidade é inspirada, na verdade, nos jogos com bola e contato físico de civilizações antigas, tais como o Harpastum, praticado pelos romanos no passado.

A prática do rúgbi de sete (7-a-side) é uma das novidades do programa dos Jogos Olímpicos de 2016. Mas se engana quem pensa ser a primeira vez que o rugby aparece em eventos olímpicos. O rúgbi foi disputado em quatro edições passadas: Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1924 e Paris 1924. Antigamente, a modalidade ocorria apenas com 15 jogadores para cada lado (15-a-side).

Agora, o rúgbi de 7 traz mais agilidade para a partida por ter sete jogadores em campo e cinco na reserva, sendo que apenas três deles podem ser usados para substituição.

Jogando em casa, em 1900, a França foi a primeira seleção a vencer a modalidade. A disputa ocorreu contra os ingleses, criadores das primeiras regras do esporte. Nos eventos seguintes, a Austrália tornou-se campeã e os Estados Unidos venceram outras duas edições. O envolvimento dos Estados Unidos permitiu a criação do futebol americano, popular no país e com objetivos relativamente parecidos.

No rúgbi, o jogador não deve tocar ou passar a bola para alguém do time que esteja na frente da linha da bola. Por opção, a equipe pode até utilizar os pés para chutar e realizar dribles. O importante é levar a bola para o fim da linha do campo adversário. Se o adversário for até lá e colocar a bola no solo, ele faz um “try” e ganha 5 pontos. Quem marcar um “try” ainda ganha o direito de tentar converter um chute a gol. Cada chute a gol vale dois pontos. Assim, um “try convertido” equivale a 7 pontos.

Mundialmente, o rúgbi fica sob responsabilidade do Conselho Internacional de Rugby (www.irb.com). A modalidade é representada no Brasil pela Confederação Brasileira de Rugby (www.brasilrugby.com.br), que participará dos jogos nas categorias masculina e feminina.

De acordo com informações da CBR, nos últimos 3 anos, o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria masculina adulta. Já no feminino, a seleção brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais. O time das mulheres é considerado a melhor equipe da América Latina, na frente do Uruguai, Chile e Argentina.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Fevereiro de 2018
Segunda, 19 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
09:11
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)