Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como tirar água do ouvido

Direito do Ouvir - 10 de novembro de 2019 - 12:30

No verão o lazer mais procurado são os que envolve água. E no meio da brincadeira acaba entrando água no ouvido, causando sensação de ouvido entupido, incômodo e dor. Quando acontece é necessário, que a água seja retirada do ouvido o mais rápido possível para não trazer complicações.

Como identificar se entrou água no ouvido

Seus principais sintomas são:
Perda do equilíbrio
Mal-estar
Perda da audição
Dor

Quando acontecer o que fazer?

A primeira opção para fazer a retirada da água é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra opção é colocar um pouco de água morna no ouvido entupido, porque isso dilata a região e tira a bolha de ar que se formou. Caso essas técnicas mais simples não derem certo pode-se tentar essas:
Colocar uma toalha ou a ponta de um papel no ouvido, mas sem fazer muita força, assim a água vai ser absorvida;

Puxar levemente o ouvido para trás, enquanto se inclina a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurando pela parte de cima da orelha;

Provocar um bocejo e até mastigar pode ajudar a tirar facilmente a água do canal auditivo;

Utilize cotonete com cuidado para retirar o resto de água que possa ter ficado.
Se mesmo fazendo esses métodos a água continuar, o indicado é ir no médico e pedir para fazer uma lavagem no ouvido para remover corretamente para evitar uma infecção.

Como tirar água do ouvido do bebê

No caso dos bebês o indicado é apenas secar o ouvido com uma toalha, mas, caso o bebê continue se queixando é preciso levá-lo no pediatra para evitar o agravamento do caso.

Dica
Para evitar que água entre no ouvido e cause um entupimento do bebê durante o banho, ou qualquer atividade que envolva água a dica é colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um creme hidratante sobre o algodão, pois o creme não permite que a água entre.

Alerta
Não deve ser usado vinagre ou álcool, pois eles não são formas seguras de retirar água e podem amentar o risco de infecção no ouvido.

SIGA-NOS NO Google News