Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/01/2006 12:50

Saiba como ser um doador de tecidos e ossos no Brasil

ABr

A retirada de tecidos e ossos só poderá ser efetuada em caso de morte do doador. O interessado em doar seus ossos e demais órgãos deve comunicar este desejo à família, pois em caso de óbito, a retirada somente poderá ser autorizada por parente próximo ou representante legal do doador. Diferentemente de outros órgãos, o doador cadáver de ossos e tecidos não necessita estar na condição de morte encefálica.

O estabelecimento de saúde onde se encontra o cadáver deverá comunicar à Central Estadual de Transplantes a possibilidade de doação. A equipe da central de transplantes fará a triagem do doador para diagnosticar doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite, aids, malária, entre outras, que podem infectar o receptor.

A doação é excluída também quando são detectados câncer, osteoporose, doenças infecciosas ou o doador fazia uso recente e prolongado de corticóide, aconselhado para o tratamento de doenças inflamatórias reumáticas, renais e neurológicas.

Após a investigação preliminar do material a ser doado, a central estadual entrará em contato com o banco de tecidos músculo-esqueléticos local para retirada. A equipe técnica da unidade fará uma série de testes que comprovem a qualidade dos tecidos para decidir se serão aceitos ou não. Além disso, a família tem de responder a um questionário clínico, com mais de 30 perguntas e informações específicas sobre o histórico de saúde do possível doador.

Segundo o Ministério da Saúde, após a implantação desse questionário, fica praticamente afastada a possibilidade de transmissão de doenças infecto-contagiosas. Quando houver necessidade, os hospitais transplantadores entrarão em contato com os bancos de tecidos existentes para solicitar material para cirurgias.

Com informações do Ministério da Saúde

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)