Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: saiba como prevenir o problema que pode afetar o movimento do nosso corpo

Mundo Fitness

Agência do Rádio - 05 de julho de 2023 - 11:00

Todos nós estamos sujeitos a eventualmente pisar de um jeito errado. Uma pequena torção ou até mesmo uma queda leve são capazes de afetar a articulação do nosso joelho, trazendo uma sensação incomôda, conhecida popularmente como água no joelho. É o que explica o chefe do Centro de Cirurgia do Joelho do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Hugo Cobra:

" Quando existe alguma coisa não normal no joelho, o joelho responde produzindo mais líquido do que a capacidade de absorver dele. Então fica com aquele derrame articular, que a gente popularmente chama de água no joelho. A gente produz líquido para lubrificar a articulação. O que ocorre é um excesso de produção e uma diminuição dessa absorção de água na articulação do joelho."

O ortopedista Hugo Cobra explicou ainda que as pessoas adeptas a exercícios de alto impacto ou que estão muito acima do peso têm maiores chances de desenvolver o problema, por causa da sobrecarga na articulação. Por isso, o especialista dá dicas para prevenir a água no joelho:

" Se for fazer esporte de impacto que se faça isso num local adequado, que se tenha um calçado adequado, que tenha uma orientação sobre um reforço dessa musculatura, principalmente se o paciente estiver parado há muito tempo. Se o paciente quiser fazer um esporte de rotação, que é o futebol ou vôlei, ou judô, que ele esteja preparado para isso para evitar essas lesões que a gente está acostumado a ver tão frequentemente na nossa prática."

Mas o chefe do Centro de Cirurgia do Joelho do INTO, Hugo Cobra, faz um alerta: a realização de exames é fundamental para determinar o diagnóstico correto e garantir um tratamento adequado.

SIGA-NOS NO Google News