Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como o Vaticano comprova morte de um Papa

Dourados News - 01 de abril de 2005 - 15:54

O Vaticano tem um procedimento claramente estabelecido para verificar a morte de um Papa. A seguir está o que foi especificado pela lei do Vaticano, segundo o reverendo Thomas Reese, editor-chefe de America, uma revista semanal católica, e autor de Inside the Vatican: The Politics and Organisation of the Catholic Church (Dentro do Vaticano: A política e organização da Igreja Católica).

Quando o Papa morre, o chefe do departamento da unidade papal, atualmente o bispo James Harvey, informa o camerlengo (cardeal que governa interinamente a Igreja entre a morte de um Papa e a nomeação do seguinte), que atualmente é o cardeal Eduardo Martinez Somalo, que deve verificar a morte do pontífice.

Ele deve fazer isso na presença do mestre de cerimônias papal, o arcebispo Piero Marini, do prelado e do secretário da Câmara Apostólica. O secretário da Câmara Apostólica redige então uma certidão de óbito.

O camerlengo depois anuncia a morte do Papa ao vigário de Roma, o cardeal Camillo Ruini, que informa o povo romano sobre o ocorrido. Embora esse seja o procedimento oficial, a maioria das pessoas vai saber da morte do Papa pela mídia.

Até 1903, na morte do papa Leão 13, a morte do governante da Igreja era verificada batendo-se com um martelo de prata na fronte do pontífice. Esse procedimento também pode ter sido usado em João 23, que morreu em 1963, segundo o site da America.

Uma vez constatada oficialmente a morte do pontífice pelo religioso que exerce a função de camerlingo e anunciada a notícia ao povo romano pelo vigário de Roma, os cardeais devem fixar a data, horário e as modalidades do transporte do corpo do Papa falecido à basílica do Vaticano para ser exposto"à homenagem dos fiéis".

SIGA-NOS NO Google News