Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/10/2016 11:00

Saiba como o peso do tênis muda sua velocidade na corrida

Ativo.com

Estudos da década de 80 mostraram que, para cada 100 gramas por tênis, o atleta gasta cerca de 1% a mais de energia. Constatou-se também que a economia de energia é proporcional a desempenho do corredor, ou seja, que cada 1% de perda energia é equivalente a correr 1% mais lento. Essa teoria, contudo, foi muito pouco testada na prática desde então, o que despertou o interesse de um grupo de pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.

Publicado recentemente na Medicine & Science in Sports & Exercise, o novo estudo utilizou calçados Nike Zoom Streak 5 que pesam cerca de 200 gramas, dependendo da numeração. Em alguns pares, foram colocadas gotas de chumbo na palmilha para adicionar 100 gramas, enquanto que, em outros, as esferas foram costuradas também na lateral para acrescentar 300 gramas.

Pesquisas anteriores constataram que as pessoas percebem o peso de um sapato ao segurá-los na mão, mas não quando estão calçadas. Assim, para não influenciar os participantes, os autores da pesquisa calçaram eles mesmos os tênis nos corredores.

Cada um dos 18 atletas realizou uma série de testes em esteira para avaliar a economia de energia e, em seguida, uma segunda bateria de testes de tiros de 3 mil metros em dias separados. Sem o conhecimento deles, os corredores usaram tênis com diferentes gramaturas em cada etapa.

Conclusão
Como era esperado, os resultados mostraram que a economia de energia foi prejudicada em 1,11% para cada 100 gramas adicionadas ao tênis. O tempo gasto para completar os 3 mil metros, contudo, aumentou 0,78% para cada 100 gramas, contrapondo a teoria de que mudanças na economia de energia são proporcionais às alterações no desempenho.

Uma das justificativas para esta diferença seria, segundo os autores, o ritmo de corrida. Nos primeiros testes, o ritmo médio foi de 7:40 por milha (1,6 km), enquanto que nos testes de 3 mil metros a velocidade média foi de 5:36. Portanto, a teoria dos pesquisadores é de que os efeitos do peso do tênis depende da velocidade que o atleta está correndo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)