Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/04/2014 08:25

Saiba como lidar com chefes difíceis

Campo Grande News/ (*) Glauber Halt Cabral

Saiba como lidar com chefes difíceis. Um chefe é considerado difícil em função de algumas características, como agressividade, autoritarismo, mau humor, impaciência, comunicação não assertiva - fala alto, usa palavras inadequadas e até palavrões, provocando no outro medo e ansiedade. Quando o colaborador convive com este tipo de pessoa, acaba perdendo a motivação e o comprometimento para realizar um bom trabalho, resultando em aumento do nível de estresse e queda da produtividade.

No geral para lidar com este tipo de chefe, o colaborador precisa procurar conhecê-lo, analisando seu perfil, para facilitar a interação. Tem que ter flexibilidade, procurando se adaptar ao jeito da pessoa, ao seu estilo. Um ponto relevante é que os chefes difíceis nos forçam a buscar superar nossos limites, e de certa forma, nos proporcionando um aprimoramento, à medida que os desafios vão sendo superados. Diante de um chefe difícil é importante o profissional se posicionar, temos liberdade para escolher aceitar ou não esta situação, se não nos adaptarmos, temos que procurar outro tipo de pessoa para trabalhar. Confira abaixo alguns tipos de chefes:

Chefes coercivos: que são aqueles que querem que as coisas sejam realizadas do seu jeito. Para ele, tudo deve transcorrer do jeito que ele acha correto, ele coage... Tem que ser do jeito dele, na hora que ele quer, é ele quem dita as regras. Na medida do possível, procure se posicionar, dando opinião e sugestão de novas formas de realizar as atividades.

Chefe agressivo: que estabelece altos padrões de desempenho para a equipe. Quer que a equipe tenha um alto desempenho, que todos cheguem lá, mas de uma forma impositiva, sem respeitar o limite dos outros. Seu objetivo é que todos atinjam as metas a qualquer custo, o que pode ter um impacto negativo no grupo. Ao lidar com este tipo de chefe procure atender os prazos e cumprir com as metas, porém, se julgar que não conseguirá atender a necessidade do chefe, se posicione e busque negociação. O outro tipo de chefe agressivo é aquele que é rude, grosseiro, fala alto, utiliza uma linguagem inadequada com o colaborador e não o respeita enquanto profissional. Devemos ser assertivos, buscar oportunidade para que possa ser colocado como você se sente com relação à forma de tratamento recebida.

Chefe mal-humorado: é aquele que esta sempre de mau humor, está sempre reclamando de tudo e de todos. O ideal para lidar com este tipo de chefe é não se deixar contaminar pelo humor do chefe, mantendo seu bom humor.

Chefe instável: é aquele que não tem equilíbrio emocional, é instável emocionalmente. Tem mudanças bruscas de comportamento, tem horas em que estão numa boa, outras não, tem instabilidade emocional e você não sabe como ele vai estar. Como lidar: procurando conhecer a pessoa e saber como e quando devemos nos colocar. Ter clareza se é o momento certo, e aproveitar as oportunidades que o chefe está de bom humor para fazer solicitações.

Chefe amigo: é aquele chefe que da liberdade ao colaborador para que ele se coloque, entretanto, quando o colaborador passa dos limites , há uma mudança brusca de comportamento, fazendo com que o colaborador perca sua referência com relação a está pessoa. Para lidar com este tipo de chefe é fundamental que o colaborador tenha clareza de qual é o seu papel na empresa e não misturar vida pessoal e profissional.

Chefe reservado: com dificuldade de relacionamento, esse tipo de chefe não interage com a equipe, não compartilha, ficando distante. Ele conduz as pessoas, mas mantém um distanciamento muito grande da equipe, sem ter vínculo. Tem dificuldades de conversar e de compartilhar com a equipe, procura trabalhar de forma mais individualizada. Procure se aproximar do chefe, se ofereça para ajudar e procure maximizar o diálogo.

Chefe centralizador: ele tem que estar a par de tudo e tem dificuldade de delegar atividades aos seus colaboradores, por medo de perder o lugar ou por receio de que as pessoas não saibam fazer como ele faz. Em função da dificuldade que este tipo de chefe tem para delegar tarefas, ao desenvolvermos uma atividade temos que manter o chefe informado de todos os nossos procedimentos, procurando fazer tudo de acordo com as expectativas do chefe. Procurar se aproximar deste chefe e ganhar sua confiança, deixando claro que seu objetivo é somar, compartilhar e trabalhar em equipe.

Chefe omisso: é aquele que não se coloca não se posiciona diante das situações do dia a dia e não fornece feedback para a equipe dos seus pontos positivos e de melhoria. Podemos lidar com este chefe, solicitando o seu posicionamento e no caso da falta de feedback (retorno sobre o seu trabalho), pedir para conversar com o chefe e dizer que gostaria de saber se o seu trabalho esta sendo desenvolvido de acordo com as expectativas, como você pode melhorar.

Enfim, de forma geral, para lidarmos com chefes difíceis podemos agir da seguinte forma:

-Mantenha o controle, o equilíbrio emocional;
-Procure conhecer o seu chefe para poder lidar melhor com ele;
-Não entre em confronto com ele;
-Seja flexível e na medida do possível procure se posicionar.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)